Veja as fotografias e conheça estas 15 ilhas paradisíacas, clicando nas setas.
[Imagens: Shutterstock]
1. Ilhas do Milho (Little Corn Island), Nicarágua
Apesar de pertencer à Nicarágua tem muito mais a ver com a cultura das Caraíbas. O turismo de massas ainda não invadiu a ilha, mas há vários locais amigos do ambiente onde ficar. Só há eletricidade das 14h às 5h da manhã.
2. Ilha do Ibo, Moçambique
Pertence a Moçambique e tem várias influências portuguesas. Está abandonada na sua maioria, mas vários artistas têm feito esforços para recuperar o local, criando ateliers, lojas, restaurantes e boutique hotéis.
3. Ilha Masirah, Omã
Perdida no Médio Oriente, esta ilha oferece praias de areia branca, água cristalina e recifes de corais.
4. Ilhas Yaeyama, Japão
Ficam no sul do Japão e são comparadas às ilhas das Caraíbas. As suas águas são lar de golfinhos, tartarugas, baleias, tubarões e raias.
5. Fernando de Noronha, Brasil
É um arquipélago de pequenas ilhas, no estado de Pernambuco. Considerado Património Mundial pela UNESCO, tornou-se um Parque Nacional Marinho.
6. Monemvasia, Grécia
A vila situa-se à beira do mar Egeu, numa pequena ilha ligada ao continente por um dique com 200 metros. Para além da ilha, há também uma aglomeração urbana na costa do continente, chamada «bairro de Géfira».
7. Adalar (Ilhas dos Príncipes), Turquia
Ficam a poucos quilómetros da costa de Istambul e têm praias incríveis. São quatro ilhas grandes e cinco pequenas e nelas não circulam carros.
8. Ilhas Surin, Tailândia
Cinco ilhas localizadas no Mar Andaman formam o Parque Nacional Mu Ko Surin. Só há eletricidade até às 22h. Poderá levar a sua tenda ou alugar uma no local, ou então poderá ficar numa pequena cabana.
9. Pohnpei, Micronésia
É um dos Estados Federados da Micronésia. Tem uma ilha principal e 161 pequenas ilhas. Foi habitada por reis, no passado. A presença dos maias e dos aztecas é bem visível.
[Imagem: visit-micronesia.fm]
10. Ilhas do Estreito de Torres, Austrália
É uma ilha remota a nordeste da Austrália e a sul da Papua Nova Guiné. Os seus habitantes são muito diferentes dos australianos a nível de aparência, cultura, valores, religião e idioma. Thursday é a capital administrativa.
11. Ilha de Cavallo, França
Situa-se no mar Mediterrâneo, entre a Córsega e a Sardenha. Não circulam automóveis no local, mas passeia-se bem a pé por entre as suas ruas e ruelas. É muito procurada por praticantes de golfe e vela.
[Imagem: cavalloisland.com]
12. Ilha Contadora, Panamá
Situa-se a cerca de 80 quilómetros da Cidade do Panamá e é conhecida pela perfeição das suas pérolas. Aliás, pertence ao arquipélago de Las Perlas. Tem um clima tranquilo e doze praias incríveis.
13. Ilhas Cíes, Espanha
Ficam na entrada da Ria de Vigo e são conhecidas como «as ilhas dos deuses». O arquipélago é composto por três ilhas: Monte Agudo e Faro - unidas por um longo areal que forma a praia de Rodas -, e San Martiño.
14. Ilha Bryher, Ilhas de Scilly, Reino Unido
Faz parte do arquipélago das Ilhas Scilly, a 45 quilómetros da Cornualha. Bryher é a ilha mais pequena e tem apenas 92 habitantes. Por isso, oferece uma experiência mais isolada, privada e tranquila, com praias de areia branca.
15. Sir Bani Yas, Emirados Árabes Unidos
Fica a cerca de 100 quilómetros de Abu Dhabi. É conhecida pelas suas belas praias e pela vida selvagem indígena e em vias de extinção. Na ilha, há a maior reserva e parque natural da Arábia.
São rodeadas por mar e têm águas quentes e cristalinas, areias brancas e finas, palmeiras e coqueiros, ou ruas cheias de história. De que falamos? De ilhas, claro.
O TheTelegraph escolheu algumas de que provavelmente nunca ouviu falar e que tem mesmo de conhecer. Descubra-as na nossa fotogaleria.