Longe da confusão da capital, das praias de cinema e dos resorts dos famosos, há um país de mistérios, histórias, montanhas e experiências inesquecíveis. Bem-vindos a Chiang Mai.

Texto de Cláudia Carvalho

Estamos no norte da Tailândia. Chiang Mai é uma Banguecoque em ponto pequeno, mais tranquila, culturalmente rica, com muitos mercados de rua e excelente gastronomia. A cidade, com mais de 700 anos, é a mais importante do norte do país e a sua espiritualidade mantém a herança do reino de Lanna de que foi capital. A poucos quilómetros estão as montanhas, verdes, imensas. A neblina dá à paisagem um toque de magia e mistério. O ritmo é mais lento, o laranja dos trajes dos monges mais frequente e os sorrisos mais autênticos.

O Four Seasons, a cerca de meia hora de Chiang Mai, é o luxo na medida certa. O resort tem a sua própria plantação de arroz onde os hóspedes podem experimentar, de forma ligeira, a dureza do trabalho do campo. Os quartos são villas, as casas são mansões, há serviço de mordomo privado, um spa cheio de mimos e na piscina há quem entregue protetor solar à chegada, mantenha o copo sempre cheio ou até lhe limpe as lentes dos óculos de sol quando necessário. Sempre com a máxima discrição.

O hotel é composto por vários edifícios e construções que se misturam com as árvores, por isso parece que estamos mais isolados do que é verdade. Cada recanto tem detalhes a descobrir, há arranjos florais que parecem quadros e no abundante buffet de pequeno-almoço pode fazer caça ao tesouro entre mesas e estantes por onde estão distribuídos frutos exóticos como o mangostão (mang-kut) ou a maçã-rosa (chom-poo) com um surpreendente sabor cítrico. O resort tem apartamentos e casas com vários quartos e piscinas privadas, mas mesmo que se fique por um «simples» quarto, tem direito a uma grande varanda privada, ligada à divisão principal por uma ponte de madeira.

O sofá é um baloiço e a única coisa que o poderá fazer voltar para dentro é o calor ou algum mosquito, porque apetece dormir ali, ao som dos pássaros.

Este é um hotel de experiências. Além da plantação de arroz, pode começar o dia com uma hora de yoga, antes que o calor seja demasiado, ou fazer uma aula de cozinha regional com visita a um mercado local para descobrir os ingredientes que tornam a gastronomia do norte diferente, com a medida certa de picante, porque tudo aqui está na medida certa, a do luxo asiático.

>> Four Seasons
Chiang Mai
Mae Rim-Samoeng Old Road
Quarto duplo a partir de 392 euros por noite.

Viagem à descoberta dos encantos do norte da Tailândia


Veja também:
Estes são 10 destinos no Sudeste Asiático de que nunca ouviu falar
Esta cascata na Tailândia é um verdadeiro tesouro que poucos conhecem

Partilhar