Veja as fotografias e conheça algumas verdades sobre as emergências nos aviões, clicando nas setas.
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1. Os passageiros são obrigados a ouvir e ver as demonstrações de segurança?
Não há nenhuma imposição legal que a tripulação tenha de cumprir para obrigar os passageiros a ouvirem e a verem as suas explicações das regras de segurança a bordo. Mas as assistentes de bordo podem intervir perante quem estiver a impedir ou distrair as restantes pessoas.
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2. Será que o colete salva-vidas está mesmo debaixo do seu banco?
Segundo os requisitos da British Airways, em Inglaterra, não é um dever obrigatório da tripulação verificar se há realmente um colete salva-vidas debaixo de cada banco, antes de cada voo. Por isso, é da obrigação de cada passageiro ver se ele lá está. Claro que há sempre coletes suplentes para o caso de tal acontecer. George Hobica, especialista em aviação e fundador do site airfarewatchdog.com, disse ao Huffington Post: «As pessoas levam os coletes salva-vidas, colocados debaixo do banco, como lembranças. É uma ofensa vil e punível e, apesar de algumas companhias aéreas verificarem cada banco no início do dia, um avião normalmente faz mais do que uma viagem por dia, por isso os passageiros conseguem facilmente roubar um colete salva-vidas quando a tripulação está ocupada sem que esta se aperceba».
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3. O paradoxo de uma emergência «planeada»
Pode parecer paradoxal, mas as aterragens de emergência podem ser planeadas ou não planeadas. As primeiras acontecem quando a tripulação sabe que algo está mal e que poderá ser perigoso continuar a viagem - por exemplo, um fogo ou uma falha no motor. As segundas acontecem quando algo de imprevisto acontece, como o caso de um ataque terrorista ou o avião perder o contacto com a torre de controlo e precisar mesmo de aterrar.
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4. Os escorregas de emergência podem ferir gravemente ou mesmo matar uma pessoa
Os escorregas de emergência podem ser armas fatais, de acordo com James Austin, instrutor de treino da British Airways. Se os membros da tripulação não tiverem a certeza de que a porta está no modo manual quando aterrar, quando a abrirem, o escorrega irá se encher-se em menos de 10 segundos, e a equipe de terra que está no outro lado da porta poderá sair gravemente ferida.
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5. Os passageiros que se recusarem a saltar podem esperar um empurrão
Em caso de emergência, se os passageiros se recusarem a sair, a tripulação precisa de estar preparada para fazer de tudo para que eles desçam o escorrega de emergência - e isso inclui gritar e empurrar. É da responsabilidade dos comissários de bordo retirar as pessoas de dentro do avião, por isso não há tempo para se preocuparem com quem tem vertigens ou medo de saltar. Se tudo correr bem, cerca de 150 pessoas conseguem sair em 60 segundos. O avião será verificado antes de a tripulação saltar para o escorrega.
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6. Aterragens na água
As aterragens na água só devem ser tentadas quando não há outra opção - como por exemplo, quando o combustível acaba ou está contaminado. Para preparar os passageiros para este tipo de evacuação, a tripulação aconselhá-los-ia a vestir todas as roupas disponíveis - para aumentar as hipóteses de sobrevivência na água - e a agarrar em objetos soltos - quando a água entra na cabine, qualquer objeto flutuante pode impedir a saída dos passageiros. Depois, ouvir-se ia «não encher o colete salva-vidas até estar fora do avião». Nestes casos, o escorrega de emergência torna-se uma jangada.
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7. Os incêndios a bordo que ninguém sabe que existem
A tripulação deve estar preparada para combater qualquer tipo de fumo ou fogo que possa acontecer dentro do avião - desde fumo que possa sair de uma televisão a uma potencial explosão. A equipa da British Airways admite que «os bancos dos aviões podem incendiar, embora isso raramente aconteça. Aliás, se houvesse uma grande combustão a bordo, o fumo seria tão tóxico que poderia matar qualquer pessoa; Se todos os materiais inflamáveis a bordo se incendiassem, as temperaturas atingiriam os 1000Cº, e os passageiros provavelmente não conseguiriam sobreviver. Por isso, a tripulação só avisa os passageiros dependendo do tamanho e localização do fogo. Se for perto das pessoas, todos são alertados, mas caso seja na cozinha, por exemplo, e seja controlável, então ninguém fica a saber - para além da tripulação.
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8. O que acontece se os pilotos se sentirem mal durante um voo?
Há sempre um co-piloto para além do comandante do voo. A British Airways afirma ter, em voos de longa duração, até quatro pessoas capazes de voar e aterrar um avião. Por isso esteja descansado, que o avião não ficará sem piloto.
Voar é bastante seguro, mas os problemas nos aviões também acontecem. Percorra a fotogaleria acima para descubra algumas verdades sobre emergências aéreas.
«Preste atenção às regras de segurança a bordo», ouve-se antes da descolagem. Mas a verdade é que muitos passageiros não ouvem aquilo que está a ser dito, nem veem as demonstrações que as assistentes de bordo fazem, talvez por pensarem que já sabem como agir em caso de emergência. E porque voar é seguro – na maior parte dos casos.
Mas dado que as emergências nos aviões acontecem, é preciso saber a verdade sobre elas. O The Telegraph explica algumas delas, conheça-as na nossa fotogaleria acima.