Um investigador da Universidade da Pensilvânia descobriu a fórmula «perfeita» para conhecer 48 capitais de estado norte-americanas numa semana. Conheça-a na fotogaleria acima.

Texto de João Ferreira Oliveira
Fotografias Direitos Reservados

Preparar uma roadtrip não é tão fácil quanto parece. Sobretudo num país gigante como os Estados Unidos. Mais do que saber o que levar na bagagem ou onde ficar alojado, é preciso perceber o que se quer e pode visitar, calcular as distâncias tendo em conta o tempo disponível e escolher as melhores estradas – não necessariamente as estradas mais rápidas.

Convém também saber de antemão que, uma vez na estrada, raramente se vê tudo aquilo que se deseja. Ainda assim, Randy Olson, investigador da Universidade da Pensilvânia, parece ter descoberto a forma de visitar todas as capitais de estados do país – deixou apenas de fora os estados do Alasca e do Havai.

Com a ajuda de um algoritmo e do Google Maps, criou um percurso de 21,420 quilómetros entre as 48 capitais, de forma contínua. Isto é, o percurso faz que se vá sempre para a capital mais próxima, não havendo necessidade de saltitar no mapa.

Por onde se começa? Em qualquer uma delas. O autor do estudo garante que a rota é sempre a mesma e demorará apenas oito dias e meio. Um cálculo perfeito que estará longe de ser a roadtrip perfeita, pois é sabido que é preciso tempo para viver os sítios, mas sempre é uma boa base.

Esta é a road trip mais rápida para conhecer toda a Europa


Veja também:
Uma viagem de sonho pelos parques naturais dos EUA
Destinos baratos na Europa para fazer uma roadtrip em 2019

Partilhar