Do barbecue no Texas aos cowboys rececionistas num hotel em Houston, passando pelo acesso exclusivo ao Centro de Controlo de Missões na NASA e a um lançamento de uma marca de luxo para assinalar o 50º aniversário do primeiro homem na Lua. É a Volta ao Mundo sempre por caminhos diferentes.

Texto de Pedro Lucas
Fotografias Direitos Reservados

A viagem desde Lisboa começou tão cedo quanto o entusiasmo crescente que nos esperava na terra do Tio Sam. Escala rápida em Newark e mais três horas de voo até Houston, a maior cidade do estado do Texas e a quarta dos Estados Unidos da América. Curiosamente, esta era a nossa primeira vez por lá. Ficámos apenas três dias, mas foram suficientes para vivenciar experiências únicas em lugares que só aquela região pode proporcionar – ver recomendações na página seguinte. A começar pelo acesso exclusivo ao Space Center Houston, com acompanhamento técnico e detalhado em todas as áreas, desde a sala de controlo a uma sessão de perguntas e respostas sobre as missões espaciais atuais e a decorrer em «curto prazo».

A melhor carne do mundo?

Antes de arrancarmos para a NASA, fomos almoçar ao Armadillo Palace, a dez minutos de carro de downtown, considerado por muitos como o melhor barbecue dos Estados Unidos. Exagerado ou não, a verdade é que a carne estava de se lamber os dedos – que sabor incrível! – contextualizada com todo um cenário texano. Desde a música country ao touro mecânico e os cowboys. De barriga cheia, cerveja tomada, só faltou a espiga no canto da boca e fazer uma sesta. Mas não, dormir é que não, pois seguia-se a tão esperada visita ao Space Center Houston.

>> spacecenter.org

«Houston, we have a problem»

Estar in loco na NASA é ouvir alguém soltar a famosa frase do astronauta Jack Swigert, em 11 de abril de 1970: «Houston, we have a problem here», como foi originalmente proferida para reportar um ruído estranho durante a viagem da Apollo 13 à Lua. Curiosamente, o «here» foi retirado pelos produtores do filme Houston, We’ve Got a Problem (1974), por acharem que causava a sensação de que o problema estaria resolvido. Já em 1995, em Apollo 13, Tom Hanks deu força à segunda versão da frase. Mas frases à parte, o que contava mesmo é que nós estávamos lá, preparados para entrar e (também) para realizar um sonho de criança. Afinal de contas, quem é que nunca sonhou ser astronauta? Quem não quer saber como é viver numa estação espacial? Quem não quer perceber se voltamos a pisar a Lua ou se é efetivamente possível viajar até Marte?

Abrem-se as portas do primeiro pavilhão. Nem queremos acreditar que estamos ali. As bandeiras, as fotografias dos grandes momentos, a cápsula Apollo 17 usada no poiso na Lua, os lugares onde os astronautas treinam e se preparam para as missões espaciais (Skylab Trainer), o poder entrar nas cápsulas que já estiveram no espaço que são minúsculas para o número de meses e anos em que se passa a ter a Terra como lugar vizinho. Aquilo é realmente pequeno para três pessoas! Seguiu-se o acesso ao Mission Control Center, onde engenheiros e técnicos monitorizam as atividades espaciais 24 horas por dia. Falou-se dos planos para ir à Lua, a possibilidade Marte e a garantia de que a Terra é realmente redonda e não plana, como defenderam alguns teóricos recentemente. A última visita foi ao Rocket Park, onde a realidade ultrapassa a imaginação e se prova que o Saturno V, o foguete usado nas missões Apollo e Skylab, é realmente gigantesco: 110,6 metros de altura, 10,1 metros de diâmetro e 2970 toneladas.

Um novo lançamento

Finda a tarde de experiências no Space Center Houston, fomos conduzidos até ao Lone Star Museum, um museu com 24 aeronaves marcantes na história da aviação. Mais emoções: a Montblanc ia lançar a coleção de canetas StarWalker, numa associação ao 50º aniversário da chegada do primeiro homem à Lua. Nicolas Baretzki, CEO de Montblanc, e o ator Hugh Jackman, embaixador da marca, foram os anfitriões do evento, que também contou com os atores Diane Kruger e Charles Melton, com a modelo Winnie Harlow e com ex-astronauta Leroy Chiao, que fez quatro voos espaciais num total de 229 dias fora do planeta, incluindo uma estada de mais de 190 dias a bordo da Estação Espacial Internacional.

Este lançamento da marca alemã foi realizado numa grande cúpula geodésica iluminada em tons de azul para representar a Terra vista do espaço e lembrar a cúpula do instrumento de escrita StarWalker. As primeiras palavras foram de Nicolas Baretzki: «Esta campanha representa a nossa vontade de proporcionar às pessoas um pouco da emoção e da adrenalina que os astronautas vivenciam quando olham para a Terra a partir do espaço e sentem aquele desejo de voltar para casa.» Esta novíssima coleção StarWalker é uma homenagem a todos os que contribuíram para a história da exploração espacial e um convite a olhar a Terra com a mesma emoção dos astronautas. Em particular, esta coleção passou a representar os sentimentos do ex-astronauta Leroy quando diz que «quando se orbita a Terra é que nos damos conta da majestosidade do Planeta Azul.» É por isso que no topo das canetas está uma cúpula azul sobre o emblema Montblanc, como se vê a Terra a surgir sobre o horizonte lunar. Mas há mais… Zaim Kamal, diretor criativo da Montblanc, foi perentório em afirmar que a marca também tem como missão educar, pelo que «as canetas são um alerta para que todos tenham a responsabilidade de preservar o nosso planeta. Qualquer mudança começa em cada um de nós», salientou.

E foi assim que completámos uma viagem de três dias a Houston, marcada por bons momentos, novidades e a certeza de um dia voltar, quiçá para comemorar a próxima chegada do homem à Lua, cinquenta anos depois.


Guia de viagem

O que fazer

Para além da obrigatória visita à NASA, eis alguns lugares a conhecer:

Houston Museum of Natural Science
É um dos três museus mais visitados dos Estados Unidos da América. De entre salas temáticas distintas, destacam-se a de Paleontologia, o Planetário, o Egito Antigo, entre outras. De referir que a cidade de Houston tem o conhecido Distrito de Museus, composto por 19 museus, a maior parte deles com entrada gratuita.
>> hmns.org
>> houmuse.org

Fine Arts Museum
É o Museu de Belas-Artes de Houston que foi fundado em 1900 e é composto por dois edifícios gigantescos com galerias, cinema, um jardim de esculturas, duas bibliotecas, duas escolas temáticas, uma de artes decorativas americanas e outra de índole europeia. Tudo isto numa viagem por mais de 65 mil obras que atravessam séculos de história.

Houston Zoo
Possui cerca de sete mil animais.

Downtown Aquarium
Tem mais de 400 espécies de vida marinha. Vale a pena comer restaurante com vista para o aquário gigante. Apresenta também a exposição de tigres brancos.

Outlets
Se gosta de fazer compras, saiba que Houston é uma das cidades com mais outlets dos Estados Unidos e também com uma taxa de imposto muito baixa.


Reportagem publicada na edição de julho de 2019 da Volta ao Mundo, número 297.


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