A Volta ao Mundo sugere-lhe uma dezena de locais pelo mundo para trocar alianças com a pessoa da sua vida. São lugares de sonho onde são organizadas cerimónias nupciais inesquecíveis. Preparados para subir ao altar?

Textos de Rita Aleixo
Fotografias DR

Casamento gelado, casamento abençoado
Icehotel
Jukkasjärvi, Suécia
Localizado em Jukkasjärvi, no norte da Suécia, não muito longe do círculo polar ártico, este é um bom local para casais que procurem uma festa fora do comum. Totalmente esculpido em gelo, o Icehotel está aberto todo o ano e oferece programas de casamento únicos. Ao longo do tempo as formas do gelo vão-se modificando e, a cada temporada, são convidados vários designers para conceberem novos desenhos para os espaços. Os noivos podem pedir o gelo esculpido ao seu gosto para a cerimónia. A par das art suites para casamentos, o Icehotel dispõe ainda de outros quartos, um ice bar, um restaurante e uma galeria de gelo. Pode também ter a sorte de assistir a uma aurora boreal, conhecida como o fenómeno das luzes do norte.

» O Ice Ceremony Hall acolhe entre 35 e 40 pessoas
» Preços: art suite a partir de 305 euros por noite
» Morada: Marknadsvägen 63, 981 91 Jukkasjärvi, Suécia
» E-mail: [email protected]
» Instagram: icehotelsweden
MAIS INFORMAÇÕES: icehotel.com/weddings

«Oh Captain! My Captain!»
Museu Submarino da Marinha Real
Inglaterra
Situado em Gosport, Hampshire, o Royal Navy Submarine Museum (Museu Submarino da Marinha Real, em português) é outra opção a considerar se quiser fugir dos clichés. Casar-se num submarino HMS Alliance é (mesmo) uma oportunidade única. Os noivos podem optar por realizar a cerimónia a bordo desta embarcação – o único submarino da Segunda Guerra Mundial no mundo com licença para casamentos – ou somente por fazer uma visita guiada com os convidados. Se prefere uma celebração mais íntima, este é o local certo. Caso pretenda um casamento maior, pode sempre realizar a festa no moderno edifício John Fieldhouse, com vista para o porto.

» O submarino pode acolher até 12 convidados e o edifício futurista John Fieldhouse até 140 convidados
» Preços: há pacotes com tudo incluído a partir de 4620 euros
» Morada: Haslar, Jetty Road, Gosport PO12 2AS, Reino Unido
» E-mail: [email protected]
» Facebook: Royal Navy Submarine Museum
MAIS INFORMAÇÕES: nmrn.org.uk/submarine-museum

Um conto de fadas
Castello di Vicarello
Itália
Os românticos incuráveis não vão conseguir tirar esta proposta da cabeça. Situado em Cinigiano, na Toscana, a duas horas da cidade italiana de Florença, o Castello di Vicarello é o local perfeito para os casais que anseiam uma cerimónia digna da realeza. Com cerca de 900 anos de história, este castelo repleto de charme fica no cimo de uma colina, rodeado de beleza natural. Trata-se de um hotel de estilo rústico que, a par da oferta de experiências únicas durante todo o ano, organiza ainda eventos especiais, como aniversários ou casamentos.

» Até 120 convidados
» Inclui alojamento (o castelo tem oito suites com capacidade até 22 pessoas). Entre maio e outubro, o Castello di Vicarello exige uma estada mínima de três noites
» Preços: serviço de planeamento de casamento a partir de 2500 euros
» Morada: Via Vicarello, 1, 58044 Poggi del Sasso GR, Itália
» Tel.: (+39) 0564 990718
» E-mail: [email protected]
MAIS INFORMAÇÕES: castellodivicarello.com

Yabba-Dabba Doo!
Bridal Cave
EUA
E que tal trocar alianças como Wilma e Fred de Os Flintstones? Há uma caverna nas montanhas de Ozark, no estado do Missouri, EUA, à espera de ser reservada pelos apaixonados mais aventureiros. Conta a lenda que um casal de nativos americanos deu o nó na Bridal Cave no início do século XIX e, desde então, mais de três mil casais fizeram o mesmo. Se quer fugir às cerimónias mais triviais, opte por marcar o casamento nesta caverna nupcial, eleita como um dos dez melhores locais para se casar na América pela revista Glamour.

» A capela dentro da caverna – Bridal Chapel – pode receber até 50 pessoas em pé e o pavilhão ao ar livre com vista para o lago de Ozarks pode acomodar até 80 pessoas sentadas
» Preços: existem dois pacotes de casamento à disposição (440 euros e 615 euros). O pacote mais barato inclui os serviços básicos e o de valor mais elevado oferece alguns extras, nomeadamente o serviço de um fotógrafo profissional e a oferta de flores para os noivos
» Horários: a capela está disponível a partir das 16h00 todos os dias (exceto na véspera de Natal, no Dia de Natal, no Dia de Ação de Graças e no Dia de Ano Novo)
» Morada: 526 Bridal Cave Rd, Camdenton, MO 65020, EUA
» E-mail: [email protected]
» Facebook: Bridal Cave
MAIS INFORMAÇÕES: bridalcave.com/weddings

Paraíso à vista
Hotel Riu Montego Bay
Jamaica
Para não fugir muito aos clichés, eis uma sugestão de destino digna de capa de revista. Sempre sonhou casar-se junto à praia num lugar de sonho? Este é o sítio certo. E a melhor parte é que não precisa de andar a pagar um empréstimo durante anos para fazer a cerimónia neste local. O Hotel Riu, em Montego Bay, na Jamaica, oferece pacotes de casamentos na praia a preços bastante acessíveis. Este pequeno paraíso de águas cristalinas e areia branca fica a poucos minutos da rua principal de Montego Bay e é uma excelente opção para os apaixonados que gostam de praia e calor.

» Preços: há pacotes de casamento desde cerca de 1500 euros (incluem uma cerimónia na praia para até 20 convidados, um organizador, receção e ainda um bolo de casamento)
» Tarifas dos quartos a partir de 177 euros para uma estada de três noites com tudo incluído (todas as refeições)
» Morada: Mahoe Bay, Ironshore, Montego Bay, Jamaica
» E-mail: [email protected]
» Tel.: 808 780 809
MAIS INFORMAÇÕES: riu.com/en/hotel/jamaica/montego-bay/hotel-riu-montego-bay

Ao estilo de Carrie Bradshaw
Biblioteca Pública de Nova Iorque
Nova Iorque, EUA
A New York Public Library já serviu de cenário para diversos filmes, nomeadamente para gravar as cenas do tão esperado casamento entre Carrie Bradshaw e Mr. Big em Sexo e a Cidade (uma cerimónia que, afinal de contas, acabou por nem acontecer). Produções cinematográficas à parte, este icónico edifício, situado em Manhattan, é um dos locais mais turísticos da cidade e também um dos mais populares entre os nova-iorquinos. Trata-se da quarta maior biblioteca do mundo e a segunda maior dos EUA. Quer queira sentir-se na pele de Sarah Jessica Parker ou mesmo da princesa Bela, de A Bela e o Monstro, este é – sem dúvida – o espaço perfeito. Os tetos e as paredes ornamentadas e a imponência da sua estrutura fazem da New York Public Library uma das bibliotecas mais bonitas do mundo. Trocar votos neste local histórico seria um sonho tornado realidade para muitos noivos, porém, este não é um plano acessível a todas as carteiras.

» Preços: a partir de 53 mil euros (valor para alugar o espaço)
» Morada: 476 5th Av, Nova Iorque 10018, EUA
» Tel.: 212 930 0730
» Facebook: facebook.com/nypl
MAIS INFORMAÇÕES: nypl.org

Um sonho no campo
Castelo de Leeds
Inglaterra
Localizado no interior de Inglaterra, em Kent, o Castelo de Leeds vai conquistar os mais românticos. Este edifício histórico rural, construído no século XII, sofreu grandes alterações durante o século XX e é o local perfeito para realizar uma festa de casamento digna de um conto de fadas. Com ponte levadiça e jardins pitorescos, o castelo oferece o cenário perfeito. Tem diversos espaços luxuosos, como o salão de festas do rei Henrique VIII (não perca a cabeça…), e promete uma celebração mágica e única.

» Preços: casamentos no castelo desde 9750 euros
» Os noivos terão uma equipa de coordenadores de casamento experientes à disposição
» Os convidados e os recém-casados podem passar a noite num dos quartos de época do castelo
» Morada: Maidstone, Kent ME17 1PL, Reino Unido
» Tel.: 01622 767877
» Facebook: Leeds Castle, Kent
» Instagram: leedscastleuk
MAIS INFORMAÇÕES: leeds-castle.com/Weddings

O cenário perfeito
Ion Adventure Hotel
Islândia
A menos de uma hora de carro do centro da capital islandesa, Reiquejavique, este hotel está rodeado de paisagens avassaladoras de campos de lava montanhosos. Uma estada no Ion Adventure Hotel é – sem dúvida – uma experiência inesquecível. Se está à procura de um local tranquilo no meio de natureza (praticamente) intocada para o seu casamento, este é o
sítio ideal. A cerimónia pode ser realizada na romântica igreja Úlfljótsvatn, localizada a cerca de meia hora do hotel, e a receção do casamento no Ion Adventure Hotel, que dispõe de um terraço que pode acolher até 200 pessoas. O restaurante Silfra, o premiado bar Northern Lights e o Lava Spa são alguns dos espaços do hotel que não pode deixar de visitar. Durante a estada, pode aproveitar também para explorar a riqueza natural da zona, nomeadamente o Parque Nacional Thingvellir, classificado como Património Mundial pela UNESCO.

» Até 200 convidados
» Os convidados podem ficar instalados no Ion Adventure Hotel (existem 45 quartos à disposição)
» Preços: estadas a partir de 450 euros (quarto duplo)
» Morada: Nesjavellir Við Thingvallavatn, 801 Selfoss, Islândia
» E-mail: [email protected]
MAIS INFORMAÇÕES: ionadventure.ioniceland.is/meetings-events

Casamento vulcânico
Parque Nacional dos Vulcões do Havai
Havai, EUA
O Hawaii Volcanoes National Park (Parque Nacional dos Vulcões do Havai, em português) é um dos destinos mais famosos e exclusivos entre os aventureiros que gostam de observar de perto estas estruturas geológicas. Localizado no Havai, arquipélago que pertence aos EUA, este parque contém dois dos vulcões mais ativos do mundo: o Kilauea e o Mauna Loa. Já pensou trocar alianças no meio deste parque? Será – seguramente – uma experiência inesquecível. A maioria dos casais costuma escolher locais com vista para a caldeira Kilauea ou para a cratera Kīlauea Iki ou mesmo as áreas florestais do parque, como Kīpukapuaulu. Na cratera Halema’uma’u e na plataforma de Hula, perto do Kīlauea Visitor Center, não é permitido realizar casamentos.

» O Hawaii Volcanoes National Park exige uma taxa de inscrição não reembolsável de cerca de 130 euros para se casar no parque
» Deverá preencher um formulário específico (disponível no site do parque) para pedir autorização para realizar a cerimónia do casamento no local. Atente também às várias condições impostas pelo parque para a realização da festa
» A receção do casamento pode ser realizada num dos hotéis próximos do Parque Nacional dos Vulcões do Havai, como o Hawaii Volcano House
» Morada: Hawaii Volcanoes National Park, HI 96718, EUA
» Tel.: 808 985 6000
MAIS INFORMAÇÕES: nps.gov/havo/learn/management/weddings.htm

Versalhes à beira-mar
The Ocean Club
Bahamas
Este resort de luxo, inaugurado em 1962, é o local perfeito para quem procura um destino tropical e paradisíaco para celebrar um dos dias mais importantes das suas vidas. Situado na Paradise Island, nas Bahamas, a 19 quilómetros do Aeroporto Internacional Lynden Pindling, o The Ocean Club dispõe de vários locais elegantes ao ar livre que podem receber até 300 convidados. O magnífico claustro agostiniano do século XII e os jardins esculpidos, fontes e esculturas inspirados nos jardins do Palácio de Versalhes (França), mesmo ao lado da praia de areia branca, fazem deste enclave paradisíaco um local mágico. Se decidir fazer a festa no The Ocean Club não tem de se preocupar com nada – há uma equipa de consultores para tratar dos convites, do bolo, dos arranjos florais, do catering, das atividades de entretenimento, do fotógrafo, entre outros pormenores para o grande dia.

» Até 300 convidados
» O The Ocean Club dispõe de 107 acomodações e inúmeros serviços de luxo
» Caso seja necessário, o hotel pode providenciar transporte local para os noivos e para os convidados
» Preços: alojamento a partir de 640 euros (quarto duplo) em período de época baixa e pacotes de casamento a partir de 8600 euros
» Morada: One Ocean Drive Nassau Grand Bahama, Bahamas
» Tel.: 1 (242) 363-2501
» Facebook: The Ocean Club, A Four Seasons Resort, Bahamas
» Instagram: fsoceanclub
MAIS INFORMAÇÕES: fourseasons.com/oceanclub/weddings


Artigo publicado na edição de junho de 2019 da Volta ao Mundo (número 296).


Veja também:
Os melhores destinos para pedir a sua cara-metade em casamento
15 viagens inesquecíveis para fazer com a sua cara-metade

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.