Sabia que viajar pode aumentar a esperança média de vida? Esta é a conclusão de um estudo conduzido pela Universidade de Helsínquia, Finlândia.

Se está à procura de motivação para marcar umas férias, tome atenção aos resultados desta pesquisa. De acordo com informações avançadas pela Lonely Planet, o estudo – iniciado há cerca de 40 anos – concluiu que as pessoas que tiraram menos de três semanas de férias por ano tinham mais 37% de hipóteses de morrer jovens do que aquelas que davam prioridade aos períodos de descanso.

A pesquisa começou por analisar 1,200 empresários com propensão para doenças cardíacas – devido ao seu peso, colesterol alto e pressão arterial elevada – na década de 70 do século passado. Na altura, a diferença entre aqueles que tiraram folgas e os que não fizeram pausas do trabalho foi descrita como «clara e significativa». Para além disto, os resultados ditaram que os trabalhadores que não tiraram tantos dias de férias, dormiam menos e trabalhavam (muito) mais.

Os resultados deste estudo foram recentemente apresentados numa conferência da Sociedade Europeia de Cardiologia, realizada em Munique, Alemanha. Durante a iniciativa, o professor Timo Strandberg, líder da pesquisa, recomendou que os médicos prescrevam períodos de férias aos pacientes em risco, em vez de alterarem o estilo de vida dos doentes.

«Não pense que ter um estilo de vida saudável compensa trabalhar muito e não tirar férias», afirmou Strandberg, citado pela Lonely Planet. «As férias podem ser uma boa maneira de aliviar o stress», acrescentou.

A par das conclusões anteriormente referidas, os investigadores verificaram ainda que os trabalhadores que receberam novas orientações rigorosas do seu médico para perder peso, para tomar medicamentos ou para parar de fumar também corriam um risco mais elevado de morrer mais cedo, comparativamente aos que fumavam e que não foram aconselhados a fazer mudanças bruscas nos hábitos de vida.

Já está motivado para partir à aventura mas ainda não sabe para onde vai viajar? Percorra a fotogaleria acima e descubra os 30 lugares para visitar em Portugal.

Imagem de destaque: iStock

Partilhar