Água, ar, terra e fogo estão presentes nas duas mãos-cheias de propostas que preparámos para si. Desafios em todos os continentes.

Textos de Cláudia Carvalho

1. Saltar a rotina, EUA

Em Idaho, na Snake River Base Academy, é possível a aprender a fazer base jump, ou seja: saltar do topo de edifícios ou pontes (suficientemente altos) para segundos depois abrir um paraquedas. Não é coisa que se possa fazer sem experiência e aprendizagem, que podem ser adquiridas nos cursos aqui ministrados. Mesmo para um nível iniciado como Fundamentals of BASE, com duração de quatro dias (que chegam a ser de 16 horas), é exigida alguma experiência com paraquedas e uma preparação física adequada.
Preço: 1065 euros.
Inclui: curso de quatro dias (aulas práticas e teóricas), equipamento.
>> snakeriverbase.com

2. A maior gruta do mundo, Vietname

Uma caminhada digna de Indiana Jones, entre o calor tropical da selva vietnamita e a frescura da maior gruta do mundo – Son Doong, aberta ao público desde 2013. As visitas são organizadas pela Oxalis e pela British Cave Research Association, responsável pela primeira exploração da gruta. O programa inclui duas noites de acampamento na gruta Son Doong, uma na Hang En e uma visita à aldeia Ban Doong. Para que isto seja possível é necessária uma grande equipa, entre carregadores, guias e responsáveis pela segurança. Do total de 25 quilómetros de trekking na selva, nove são dentro das grutas. É necessária alguma preparação física e experiência e trekking, não necessariamente em escalada ou espeleologia.
Preço: 2700 euros por pessoa.
De janeiro a agosto. Três noites/quatro dias. Grupos de dez pessoas.
>> oxalis.com.vn

3. Uma selva de luxo, Equador

A floresta é a perder de vista, neste resort ecológico, 950 metros acima do nível do mar, «perdido» entre 1200 hectares de reserva florestal, na região de Mashpi, perto da capital equatoriana, Quito. Para mostrar a riqueza da fauna e da flora deste lugar tão especial o Mashpi Lodge tem várias formas de viajar pela floresta da maneira menos intrusiva possível: desde o Dragonfly, uma viagem numa cabina aberta acima das copas das árvores, à Sky Bike, pedalando no ar, por entre as árvores. Há locais para observar a vida selvagem, percursos a pé para descobrir animais e cascatas e até um passeio de lianas, como um verdadeiro Tarzan.
Preço: 980 euros por noite + taxas.
Inclui: transfers de e para Quito, alojamento, três refeições, excursões guiadas e várias atividades.
>> mashpilodge.com

4. Mergulhar com crocodilos, Austrália

Se os mergulhos com tubarões já se tornaram quase «banais», este é um desafio pouco experimentado. No parque Crocosaurus Cove, na cidade de Darwin, mergulha-se, mas com crocodilos. Dentro de uma pequena jaula (para duas pessoas) é possível assistir ao momento em que os animais são alimentados – são 15 minutos de pura adrenalina.
Todos os dias, várias sessões. Reserva obrigatória.
Preço: 105 euros (inclui entrada no parque).
>> crocosauruscove.com

5. Saltar de uma ponte, Reino Unido

A icónica ponte Tees Transporter Bridge em Middlesbrough, no norte de Inglaterra é palco de um dos mais famosos saltos bungee do mundo. Primeiro é preciso subir a pé os 210 degraus (já devidamente equipado) que levam ao topo da estrutura, caminhar lentamente até ao centro e finalmente enfrentar o salto de quase 50 metros sobre o rio Tees. Cá em baixo terá um barco à espera para o levar de volta a terra.
Preço: 86 euros.
Marcação obrigatória.
>> ukbungee.co.uk

6. Expedição improvável, Djibuti

Uma mistura de caminhadas e snorkeling numa viagem inesquecível a um pequeno país africano, onde a aventura será grande. Ao longo de onze dias será possível passar por várias experiências: viver como um nómada, flutuar num dos lagos mais salgados do mundo; ir em busca de tubarões-baleia e assistir ao nascer do Sol no lago Abbe.
Preço: desde 2850 euros.
Inclui: dez noites de alojamento (bungalows, acampamento, hotel), transportes locais, refeições, visitas e atividades de acordo com o programa.
>> anotherworld.adventures

7. Aprender a ser guerreiro, Mongólia

Sinta-se na pele de um guerreiro de Genghis Khan, o fundador do império mongol no século XIII. Esta é uma viagem no tempo, começando pelos museus da capital e seguindo para um treino na estepe que inclui construir o seu próprio arco, aprender a andar a cavalo e a disparar flechas, aprender técnicas da luta tradicional, laçar um cavalo, cozinhar pratos tradicionais e acender múltiplas fogueiras. Ao longo da viagem durma em tradicionais tendas – experiência que permite entender melhor a cultura deste povo.
8 junho 2019; 17 setembro 2019.
Preço: 3630 euros por pessoa.
Inclui: três noites de alojamento em tendas mongóis (yurts), três noites em acampamento, duas noites em hotéis, refeições, transportes locais, visitas e atividades.
>> responsibletravel.com

8. Perseguir tornados, EUA

Uma loucura impensável para a maior parte dos leitores, mas um desejo para outros. São muitas as equipas de televisão e cinema que utilizam os serviços da Storm Chasing Adventure Tours. Em plena Tornado Alley, região onde a ocorrência destes fenómenos é mais frequente e que abrange os estados de Texas, Oklahoma, Kansas, Nebraska e South Dakota, há mais de vinte anos que esta empresa disponibiliza programas para perseguir tornados. Durante seis dias, a viagem atravessa as grandes planícies dos EUA em carrinhas equipadas com a tecnologia necessária a uma boa «perseguição». As datas esgotam com facilidade – já estão abertas as reservas para 2020.
Maio e junho.
Preço: 2320 euros.
Inclui: seis dias de «perseguição» com transporte, cinco noites de alojamento.
>> responsibletravel.com

9. Dois dias na água, Nova Zelândia

Andar de caiaque é uma atividade bastante comum em vários destinos. O que torna este programa especial é o local – a baía de de St Heliers, na região de Auckland e o momento em que, antes de anoitecer, é preciso escolher um lugar na floresta para ver o por do sol e acampar. No dia seguinte há oportunidade para explorar a ilha de Motuihe e as melhores praias da região.
Das 9h00 às 15h30 do dia seguinte.
Preço: 350 euros por pessoa (inclui passeios, acampamento e refeições).
>> kayaucklandseakayaks.co.nz.

10. Surfar num vulcão, Nicarágua

Trata-se de surfar, não nas ondas, mas nas cinzas, pelas encostas de um vulcão ativo, sentado numa prancha. O ashboarding ou surf vulcânico é uma aventura extrema, só recomendada a quem procura muita adrenalina. O australiano Daryn Webb, um dos fundadores da modalidade, começou a oferecer esta experiência em 2004, no vulcão Cerro Negro na Nicarágua. Foram precisos vários testes, e muitos erros, para encontrar a prancha ideal, mas desde então mais de vinte mil corajosos surfaram vulcão abaixo, a 95 km/hora.
Todos os dias às 10h00.
Preço: 25 euros por pessoa (mais cinco euros para entrada no parque nacional).
Inclui: descida com guia, snack, uma cerveja e um mojito e uma noite gratuita no dormitório Bigfoot Hostel Leon.
>> bigfoothostelleon.com


Artigo publicado na edição de junho de 2019 da Volta ao Mundo (número 296).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.