Se sempre fantasiou em ser dono da sua ilha privada, fique a saber que não está sozinho. No entanto, para a maioria das pessoas é uma ideia de sonho mas totalmente fora de alcance. Pelo menos até agora.

Um projeto com mais de uma década de preparação pode ser a solução ideal para todos aqueles que gostariam de viver num paraíso pessoal. De acordo com a revista Lonely Planet, têm sido procurados diversos investidores e habitantes para viver na primeira ilha privada do mundo, comprada exclusivamente através de crowdfunding, o Principado da Islândia.

O «Let’s Buy an Island» («Vamos comprar uma ilha», em português) começou como uma simples conversa entre amigos, mas rapidamente evoluiu para um estruturado e sério projeto de negócios.

a carregar vídeo

A IBG, empresa sediada nas Ilhas Caimão que está por trás do projeto, é uma comunidade internacional de investidores e viajantes comprometidos em criar uma ilha autossustentável, amiga do ambiente e socialmente responsável. Os acionistas envolvidos no projeto têm visitado diversos lugares por todo o mundo, com o objetivo de elaborar uma lista final de cinco possíveis ilhas para comprar.

Até ao momento, a lista inclui locais como: a ilha de Malaipo (297 364 euros), nas Filipinas, a ilha do Café (243 361 euros), no Belize, a ilha do Panamá (225 335 euros), no Panamá, a ilha de Mannion (202 801 euros), na Irlanda e o Nangashanti Resort (225 335 euros), em Bornéu.

O objetivo passa pela angariação de 400 mil dólares (360 868 euros), sendo que já foi coletado um total de 100 mil dólares (90 265 euros). O atual preço para comprar uma ação na ilha é de 3250 dólares (2 932 euros) e a organização conta em atrair 150 acionistas. Caso pretenda tornar-se habitante desta ilha sustentável, o valor é de 19,99 dólares (18 euros) e o plano é ter 5 mil cidadãos registados. Atualmente, o projeto já conta com 52 investidores e 122 habitantes.

Quando o número total de investidores for alcançado, a ilha será comprada e transformada num destino de férias idílico. «O nosso objetivo é, eventualmente, devolver algum do investimento aos nossos acionistas» explica o porta-voz da IBG. «O que vamos fazer com a ilha depende do seu preço, localização e tamanho. Estamos a trabalhar em diversos modelos de negócio para todas possibilidades da nossa lista final, que passa por retiros de luxo a paraísos ecológicos» conclui.

Caso pretenda investir, comprar a sua residência na ilha ou obter mais informações, visite o site do projeto «Let’s Buy an Island».

Percorra a fotogaleria acima para descobrir um pouco mais sobre as ilhas da lista final.

Esta ilha deserta na costa da Irlanda está à venda – é uma oportunidade única


Veja também:
Estas são 15 ilhas paradisíacas de que nunca ouviu falar
Ilhas de sonho no Mediterrâneo para ir de férias aqui ao lado

Partilhar