A floresta tropical da Amazónia, o maior santuário natural do mundo, está a arder há mais de duas semanas. Os incêndios têm deflagrado a um ritmo recorde e milhares de hectares de vegetação já foram consumidos. No entanto, há outros lugares naturais que também merecem ser preservados, conheça-os na fotogaleria acima.

Mais de 60 por cento do território brasileiro é ocupado pela beleza natural da Amazónia, conhecida como o «pulmão do mundo», e esta tragédia pode ser um golpe duro na luta contra as mudanças climáticas e o aquecimento global.

De acordo com o Diário de Notícias, em 2019, o número de incêndios no Brasil cresceu 83 por cento, comparando com o período homólogo de 2018, e o bioma (conjunto de ecossistemas) da Amazónia é um dos locais mais afetados, com 51,9 por cento de casos registados. Só este ano, o país já registou cerca de 73 mil incêndios – o maior número dos últimos sete anos.

https://www.instagram.com/p/B1dmpz3n9N5/?utm_source=ig_web_copy_link

Apesar de o clima estar mais seco do que em anos anteriores, a maioria destes incêndios não tem origem natural. Acredita-se que as queimadas estarão na origem de muitos dos focos de destruição. Já no início de agosto, o governo do Amazonas decretou situação de emergência no sul do estado brasileiro.

Mesmo sendo este um momento de preocupação, há ouros santuários da Natureza que também precisam de atenção e, principalmente, de serem preservados. Espalhados pelos vários cantos do mundo, das Américas à Europa, são lugares incríveis com uma beleza natural fora do comum.

Recuperámos 10 santuários da Natureza que merecem a sua atenção, e que ainda podem ser salvos, para que possa aprender a preservar melhor do que a Amazónia. Descubra-os na fotogaleria acima.


Artigo publicado originalmente na edição de agosto de 2015 da revista Volta ao Mundo, número 250

Gramado: um Brasil gaucho que mistura Europa e América


Veja também:
Rio Grande do Norte: a esquina criada por Deus
Casas na árvore: um sonho de infância que pode tornar realidade

Partilhar