Os parque aquáticos tiveram um boom nos anos 1990 mas parecem estar de novo na moda. Os escorregas estão cada vez mais rápidos e mais altos e há novas aventuras com e sem boias. Os parques apostam em diferentes níveis de adrenalina e áreas de descanso para que sejam dias passados em família. São um bom complemento às férias, mas há quem faça deles o destino principal, seja aqui perto, em Espanha, ou mais longe, nas Caraíbas.

Texto de redação VM

Caribe Aquatic
Catalunha, Espanha
O parque aquático fica colado ao parque temático de PortAventura e combina vários escorregas com piscinas e mais piscinas. Ocupa uma área de 50 mil metros quadrados. Não fica nas Caraíbas, mas tal como o nome indica a inspiração vem de lá. Nos verões quentes da Costa Dourada, o calor é tanto que só mesmo na água se aguenta. No total há 17 atrações para experimentar, dos escorregas mais tradicionais, com diferentes alturas e velocidades, a piscinas tranquilas para toda a família e zonas para os mais pequenos que ainda não podem aventurar-se em loucuras como o King Khajuna, uma descida em «queda livre» de 31 metros de altura, uma inclinação de 55 graus, a uma velocidade de seis metros por segundo – só para corajosos. Os bilhetes podem ser combinados com os outros parques, PortAventura e Ferrari Land.

Abertura:
1 de junho a 30 de setembro – 10h30 às 19h00
1 de outubro a 31 de maio – 10h30 às 18h00
Entradas (só Caribe) desde 29 euros (adultos);27 euros (crianças)
portaventuraworld.com

Siam Parque
Canárias, Espanha
Na costa de Adeje na ilha de Tenerife, este «reino da água» é eleito, há cinco anos, pelo Trip Advisor como o melhor parque aquático do mundo. O Siam Park presta homenagem ao antigo reino do Sião, a atual Tailândia, e foi inaugurado em 2008 pela princesa tailandesa Maha Chakri Sirindhorn. Está dividido em três zonas: descanso, para famílias e adrenalina, por isso há razões de sobra para todos se divertirem: a tranquila Siam Beach de areia branca, o Mai Thai River Siam para flutuar tranquilamente ou um mercado para passear e fazer compras. Há muitos escorregas e atrações para todas as idades, mas para quem gosta de aventura e adrenalina nada como uma descida num escorrega de 28 metros de altura em que se pode atingir uma velocidade de 80 quilómetros/hora, terminando numa passagem por um aquário de tubarões e raias; ou a nova e única Singha, uma montanha-russa aquática com constantes mudanças de direção que fazem a adrenalina disparar.

Abertura:
1 de maio a 31 de outubro – 10h00 às 18h00
1 de novembro a 30 de abril – 10h00 às 17h00
Entradas: desde 38 euros (adultos); 26 euros (crianças)
Há combinações de entradas VIP com alimentação e/ou cabanas privadas.
siampark.net

Aquatica Orlando
Califórnia, EUA
O parque aquático associado ao famoso Sea World em Orlando (e mesmo à sua frente) tem tudo o que se pode esperar, e mais. Escorregas de alta velocidade, piscinas de ondas, praias tranquilas, no total são 41 escorregas, rios e lagoas e 84 mil metros quadrados de praias de areia branca. A mais recente atração é um três-em-um Ray Rush para aproveitar em família. O parque, inspirado nos mares do sul, tem mais 100 espécies de árvores e 250 de outras plantas num total de 60 mil, que o tornam um destino especial que, apesar de toda a diversão, tem locais para descansar com tranquilidade.

Abertura:
Todo o ano, de acordo com as condições climatéricas
Das 09h00 às 19h00 (verão), das 10h00 às 17h00 (inverno)
Entradas: desde 42 euros (compra antecipada online).
Crianças grátis até aos 2 anos.
aquaticaorlando.com

World WaterPark
Edmonton, Canadá
Seja qual for a altura do ano aqui há sempre escorregas, jacuzzis e temperaturas tropicais. O World Water Park faz parte do gigantesco centro comercial de West Edmonton (que tem também um parque temático, um aquário, minigolfe e um escape room). Os dois hectares do parque coberto estão abertos todo o ano e é possível fazer surf, mergulhar na piscina de ondas, escorregar a várias velocidades ou ser largado em queda livre de dentro de uma cápsula, a 26 metros de altura, no apropriadamente chamado Sky Screamer. Para tentar recriar o ambiente de outras latitudes, afinal aqui estamos na região de Alberta mais conhecida pelo clima rigoroso e a neve, há cabanas de praia para alugar para ter um espaço privado para descansar entre escorregadelas.

Abertura:
Das 10h00 às 19h00 ou das 12h00 às 18h00 (de acordo com calendário online)
Entrada: 32 euros (adultos); (crianças/+122cm): 26 euros
wem.ca/play/attractions/world-waterpark

Area 47
Tirol, Áustria
Nem todos os parques aquáticos ficam junto à praia. Na entrada para a região de Ötztal, no Tirol austríaco, exatamente no paralelo 47, há seis hectares e meio de diversão com muita água à mistura. São mais de 30 atividades incluindo escorregas, uma torre de mergulho e uma praia para jogar futebol e voleibol. As águas do lago servem de cenário a muitas aventuras como o wakeboard, uma rampa para deslizar a grande velocidade, o cannonball, para ser catapultado com um jato de água, e um insuflável gigante para ganhar balanço e fazer acrobacias que invariavelmente acabam na água.

Abertura:
3 de maio a 6 de outubro: 10h00 às 18h00 (até às 19h00 de 3 de junho a 8 de setembro)
Entrada (water area): 25 euros
area47.at

Aquaventure
Bahamas
O destino de praias de sonho não precisaria de extras para ser perfeito, mas o parque Aquaventure, o maior das Caraíbas, eleva a fasquia a outro nível e é certo que os adultos vão querer ser crianças, neste recreio de água inspirado na perdida Atlântida. Escorregas de grande velocidade, um rio de rápidos e ondas, 20 zonas para nadar, um forte de brincadeiras para os mais pequenos e 11 piscinas para todas as idades, tudo no ambiente tropical do Atlantis Paradise Island Resort. Para os mais corajosos, o desafio máximo é o Leap of Faith, uma queda quase vertical do topo de um templo maia, com 18 metros de altura, para terminar num túnel transparente dentro de uma lagoa de tubarões. Mas há muito mais. Mesmo quem não está alojado num dos hotéis do resort pode comprar uma entrada diária (Day Pass) no Atlantis Adventures Tour Center.

Abertura:
Aberto todo o ano
Entrada: 150 euros (adultos); 92 euros (4 aos 12 anos)
atlantisbahamas.com/thingstodo/waterpark


Artigo publicado na edição de julho de 2019 da Volta ao Mundo (número 297)

Veja também:
10 parques de diversões pelo mundo para toda a família
10 aventuras pelo mundo para umas férias em família

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.