Num esforço para diminuir a quantidade de lixo que é encontrada em redor do Monte Evereste, o governo nepalês anunciou que irá proibir o uso de plásticos de utilização única na região de Khumbu, já no início do próximo ano.

Escalar o Monte Evereste já não é o que era. Em adição aos problemas de altitude, à falta de experiência dos aventureiros e às longas filas de espera para alcançar o cume, todos os viajantes que escalam a famosa montanha trazem lixo com eles.

Segundo a revista Travel+Leisure, a partir de janeiro de 2020, a nova lei irá proibir os aventureiros e viajantes de trazer consigo, e as lojas de vender, plásticos de utilização única com menos de 0.03 milímetros de espessura e refrigerantes em garrafas de plástico. Porém, esta proibição não se aplicará a garrafas de água de plástico.

«Estamos a consultar todas as partes envolvidas sobre o que se pode fazer com as garrafas de água de plástico», explicou Ganesh Ghimire, presidente administrativo do município rural de Khumbu Pasang Lhamu, em declarações à CNN. «Brevemente, vamos encontrar uma solução para esse problema» conclui.

O governo nepalês ainda não anunciou as punições e coimas para quem for apanhado com plásticos de utilização única após a implementação da lei. Um representante local disse à agência de comunicação AFP que a medida «vai ajudar a manter a região, o Evereste e as montanhas limpas a longo prazo».

A região recebe cerca de 150 mil visitantes todos os anos e, só no início de 2019, já foram recolhidas 11 toneladas de lixo da montanha.

De acordo com o site BBC, este ano foi alcançado um número recorde de 381 permissões para escalar o Monte Evereste. No entanto, pelo menos 11 aventureiros morreram ou desapareceram enquanto tentavam a proeza.

No início de agosto, uma comissão consultiva recomendou que todos os aventureiros que pretendam alcançar o topo do Evereste, sejam obrigados a escalar um pico com pelo menos 6 400 metros de altura. O painel sugeriu ainda o aumento do preço da subida ao cume, passando de 9 888 euros para cerca de 31 465 euros.

Percorra ainda a fotogaleria acima para descobrir cinco montanhas, de certo modo, mais altas do que o Monte Evereste.

China limita número de alpinistas autorizados a escalar Evereste


Veja também:
Os destinos mais baratos na Ásia para viajar em 2019

Quer viajar sozinho? Há destinos e cuidados especiais que deve conhecer

Partilhar