O que têm em comum Pêro da Covilhã, Catarina de Bragança, Eça de Queiroz, Maria Ramos, Annie Silva Pais ou Carlos Queiroz? Serem portugueses e terem andado pelo globo fora. O novo livro de Leonídio Paulo Ferreira explica-lhe bem a importância dos portugueses no mundo.

Em parceria com o grupo Saída de Emergência, a editora Chá das Cinco e as edições Desassossego, o jornalista e subdiretor do Diário de Notícias Leonídio Paulo Ferreira publica esta semana o seu novo livro, «Encontros e Encontrões de Portugal no Mundo».

O livro contém histórias reais sobre a presença de Portugueses pelos cinco continentes. Em todos eles, temos histórias de figuras conhecidas e desconhecidas que se destacaram no mundo.

«Encontros e Encontrões de Portugal no Mundo» – o novo livro de Leonídio Paulo Ferreira

Com este livro é possível descobrir como os portugueses (não pensando só nos Descobrimentos) sempre gostaram de andar pelo mundo e dar-se com gentes de outras paragens. E portugueses, neste livro, são todos, quer seja um santo católico nascido em Goa ou um marinheiro das Caraíbas, filho de um português e uma angolana.

Percorra a fotogaleria acima para descobrir 15 factos surpreendentes sobre a Europa e os Europeus que nunca imaginou.


Leonídio Paulo Ferreira é subdiretor do Diário de Notícias, onde começou como estagiário em 1992, na secção Internacional. Licenciado em Comunicação Social e mestre em Estudos Americanos, está a concluir um doutoramento em História, mas é como jornalista do DN que se apresenta sempre, até na escrita. Já fez reportagens em várias regiões do mundo e é também cronista habitual da revista Volta ao Mundo, onde pode ler todos os meses a sua «Mala Diplomática» com entrevistas aos diplomatas estrangeiros em Portugal.


Luiz Alberto Figueiredo Machado: «Não é possível imaginar o Brasil sem a Amazónia»


Veja também:
«Na Holanda, é comum ir de fato e gravata numa bicicleta»
Jun Niimi: «Beleza do lago Biwa fascina japoneses e estrangeiros»

Partilhar