É a cidade americana que já todos conhecemos dos filmes. São mais de 5800 edifícios de grandes dimensões. Destes, cem têm mais de 183 metros de altura, são os arranha-céus.

Entre o final do século XIX – quando surgiu o primeiro – e a atualidade, foi uma história de superação. Na engenharia e na arquitetura. Só assim se explica que Nova Iorque tenha sido a casa de dez construções que já ostentaram, em algum período da história, o título de edifício mais alto do planeta.

Desde 2013 a joia da coroa é o One World Trade Center, o quarto mais alto edifício do mundo. É também o mais alto do hemisfério ocidental, só superado em termos globais pelos concorrentes asiáticos. Mas nem só de arranha-céus se faz a arquitetura de Nova Iorque. Esta é uma cidade onde se encontram exemplos de diversos estilos, como o georgiano de 1700, o revivalismo gótico de 1830, o estilo internacional do pós-Primeira Guerra Mundial, a art déco da década de 1930 ou o pós-modernismo de meados dos anos 1970.

A Times Square está no cruzamento da Broadway com a 7.ª Avenida. São famosos os seus néons e ecrãs. É conhecida como o Centro do Universo.

Imagem de destaque: Shutterstock/D.R

Redação - Fotografias Direitos Reservados
Partilhar