Se acha que conhece todos os destinos que existem no Mediterrâneo, então é melhor pensar novamente. Há uma ilha italiana, perto da costa de Córsega, que é um verdadeiro paraíso. Praticamente ninguém a conhece mas pode esperar anos até ter autorização para a visitar.

Ao contrário do que se pensa, em Itália, o local mais desejado pelos viajantes não é um restaurante em Milão nem um clube noturno em Florença. É um pequeno paraíso de granito, no mar Tirreno, que só abriu aos visitantes há 10 anos. A ilha de Montecristo é o cenário de um famoso romance ficcional e um sonho para muitos. Mas o seu acesso é extremamente limitado.

É permitido visitar a ilha duas vezes por ano – de 1 a 15 de abril e de 31 de agosto a 31 de outubro. No entanto nem todos têm a possibilidade de conhecer este pequeno paraíso. O governo italiano apenas permite 1000 visitas por ano, e 600 delas são reservadas especialmente para estudantes.

Só por si, a paisagem que entra no popular romance de Alexandre Dumas, «O Conde de Monte Cristo», é um verdadeiro tesouro. A ilha pertence ao Parque Nacional do Arquipélago da Toscana e a sua reserva natural é habitat de várias espécies em risco. Para proteger a biodiversidade da ilha não é permitida a aproximação, para nadar ou pescar, até um quilómetro da costa. Ao longo do curso da história, esta região foi ocupada por etruscos, gregos, romanos, turcos e franceses, que também aqui deixaram diversos vestígios.

Se considerar visitar esta ilha no Mediterrâneo é melhor juntar um grupo de mais 39 amigos. A porta voz do Parque Nacional do Arquipélago da Toscana, Aurora Ciardelli, aconselha: «Candidatos individuais que não estão organizados em grupos mínimos de 40 pessoas podem encontrar dificuldades no planeamento da viagem».

Os viajantes que sonham em visitar a ilha de Montecristo, podem encontrar o formulário de inscrição (em italiano) aqui. Para enviar a sua candidatura ou para pedir mais informações, envie um e-mail para o Parque Nacional do Arquipélago Toscano. Mas atenção: pode demorar anos até receber uma resposta.

Se quer conhecer um pouco mais da ilha italiana de Montecristo, veja a fotogaleria acima.

Cruzeiro no Mediterrâneo por incontornáveis ilhas gregas


Veja também:
Ilhas de sonho no Mediterrâneo para ir de férias aqui ao lado
O que há na Sicília? Roteiro numa ilha especial

Partilhar