Com tenda, carro‑cama, rulote ou caravana, o importante é partir e descobrir oito dos melhores parques de campismo da Europa. Mais perto ou mais longe, da Espanha à Áustria, na montanha ou à beira de lagos, perto da praia ou com animais por perto, estas são aventuras para toda a família.

Texto Redação VM
Fotografias Direitos Reservados

1. Le Clos du Lac

Aventuras nos Alpes – Provença, França

Fica numa das regiões mais interessantes de França em termos de património natural (Provence‑Alpes‑Côte d’Azur), com uma combinação de campo, montanha e praia. O parque de campismo de Campeole Le Clos du Lac localiza‑se em Saint‑Apollinaire, nos Altos Alpes, a 1500 metros de altitude, em pleno Parque Nacional de Écrins (um dos dez que existem no país). Está à beira de um lago, tem 65 lugares, 18 bungalows e vistas deslumbrantes. No parque e na área em redor vai poder passar o tempo com pesca, minigolfe, voleibol, ténis de mesa, banhos de rio, caminhadas e observação de estrelas.
Preço: uma semana desde 90,30 euros para duas pessoas
Distância de Portugal: 1834 km
18 a 20 horas de viagem desde Lisboa
>> campeole.com/camping/hautes‑alpes/le‑clos‑du‑lac‑saint‑apollinaire

2. Camping Mexico

Entre três países – Bregenz, Áustria

À beira do lago de Constança – que faz fronteira entre Áustria, Alemanha e Suíça –, este é um parque para quem gosta de caminhadas, de bicicletas e de dias passados na natureza. O lago é o grande chamariz, afinal estamos a falar de mais de 530 km2 de área, sendo o terceiro maior da Europa Central. Está dividido em quatro partes e é numa delas (Obersee), onde o rio Reno se junta ao lago, que se encontra o Camping Mexico. Apesar do nome, não há registo de enchiladas no snack-bar deste parque de campismo da localidade de Bregenz. Entre as atividades previstas para quem lá passa uns dias, destacam‑se os mergulhos no lago, claro, e os banhos de sol na relva.
Preço: uma pessoa com tenda desde 10 euros/dia
Distância de Portugal: 2222 km
21 a 23 horas de viagem desde Lisboa
>> camping‑mexico.at

3. Camping Carso

Reforma agrária – Trieste, Itália

Em 2018 foi escolhido como um dos melhores parques de campismo da Europa e hoje assume a sua vocação de fazenda agrícola. Não se preocupe, não lhe será exigido que trabalhe nas férias, mas poderá fazê‑lo se assim desejar. É gerido pela mesma família desde 1932, tem pomar e horta que abastecem as instalações e apresenta‑se como uma escapada ecológica para quem gosta da vida no campo. Além da recolha de fruta, outra atividade em alta na região é a escalada. O parque encontra‑se numa área de floresta junto ao mar, com a cidade de Trieste a apenas 20 quilómetros de distância, e dispõe de 20 lugares para acampar, com 60 a 80 metros quadrados cada um. Destaque ainda para a piscina exterior.
Preço: tenda para duas pessoas desde 20 euros/dia
Distância de Portugal: 2222 km
21 a 23 horas de viagem desde Lisboa
>> campingcarso.com

4. D’Olde Kamp

Paraíso dos campistas – Ansen, Holanda

Tem várias opções para pernoitar, seja em cabanas de madeira com telhado relvado, tendas escondidas na floresta ou espaços delimitados para rulotes e autocaravanas. O parque fica junto à vila de Ansen, na Holanda. Em redor do parque há vários quilómetros de vias cicláveis e o silêncio é uma das características mais apreciadas por quem o visita. Afinal, está‑se no meio da natureza. Só não completamente desligado porque em 80% do parque de campismo há rede sem fios de internet. Café e pão quente e um forno para piza são alguns dos mimos que irá descobrir. Cães são bem recebidos, com trela, já que burros, galinhas e coelhos também lá andam.
Preço: tenda para dois desde 20 euros/dia
Distância de Portugal: 2169 km
20 a 22 horas de viagem desde o Porto
>> plaggenhut.nl

5. Camping Camino de Santiago

Amigos pelo caminho – Burgos, Espanha

A cinco horas da cidade do Porto, em pleno Caminho de Santiago, está um parque de campismo com ambiente familiar e perfeitamente integrado na natureza. Leva o nome de uma das rotas mais procuradas pelos peregrinos, mas o aspeto religioso não é fundamental por aqui. O que interessa é descansar e aproveitar a natureza e os produtos da região. Para isso, o parque dispõe de restaurante com comida caseira ou passeios para observação de aves e em bicicleta. O casal que gere o espaço é uma das mais‑valias deste projeto, sempre pronto a ajudar quem chega.
Preço: tenda para duas pessoas desde 15 euros/dia
Distância de Portugal: 487 km
5 a 6 horas de viagem desde o Porto
>> campingcamino.com

6. La Marina Camping & Resort

Viva la Fiesta – Alicante, Espanha

É o maior dos parques escolhidos nesta lista, com mais de 400 lugares e 65 bungalows totalmente equipados. O parque está inserido na paisagem da região, a poucos metros das praias de Elche e do tranquilo mar Mediterrâneo. O parque tem piscinas para adultos e crianças, parque aquático com escorregas, kids club com aulas de cozinha, trabalhos manuais ou teatro. Está em fase final de construção um anfiteatro para os espetáculos realizados. E também poderá aproveitar a oferta em termos de restaurante, spa, supermercado e lojas.
Preço: tenda para duas pessoas desde 19 euros/dia
Distância de Portugal: 925 km
8 a 9 horas de viagem desde Lisboa
>> lamarinaresort.com

7. Camp Liza

Rio de emoções – Bovec, Eslovénia

Não falta o que fazer neste parque de campismo esloveno. Das caminhadas às bicicletas, do slide ao rafting e ao barranquismo no rio Koritnica, é só escolher. O espaço está dividido em cinco zonas, para tendas, rulotes e autocaravanas. E há cabanas de madeira para quem quiser optar por mais conforto. Em todas as áreas, e à semelhança dos outros parques referidos nesta lista, sombras não faltam. E a vista é idílica, para as montanhas e para o rio. Sobrevoar a região e aumentar os níveis de adrenalina também é possível, já que o Camp Liza disponibiliza programas de asa‑delta, queda livre e voos panorâmicos. E não se esqueça de que a capital do país, Liubliana, está apenas a 130 km de distância. E por lá há muito para ver.
Preço: tenda para duas pessoas desde 27 euros/dia
Distância de Portugal: 2567 km
24 a 26 horas de viagem desde Lisboa
>> camp‑liza.com

8. Camp Vala

À beira-mar – Mokalo, Croácia

A viagem de carro até à Croácia é uma boa oportunidade para descobrir a Europa. Atravesse a Espanha, sul de França, norte de Itália e a Eslovénia antes de descer a costa do Adriático e se entregar ao sol e ao ambiente de festa da Croácia. São quase 3000 km até lá, mas vale cada um deles. No regresso, recomenda‑se o ferry até Itália para ganhar um dia de viagem. Mokalo é uma pequena vila no sul da Croácia e este parque está junto à praia, virado para a ilha de Korcula e outros ilhéus e recifes. Nadar, velejar, pescar ou fazer mergulho são algumas das opções. Não perca a oportunidade para explorar a região – Dubrovnik fica de caminho, a apenas cem quilómetros.
Preço: tenda para duas pessoas desde 25 euros/dia
Distância de Portugal: 2950 km
30 a 32 horas de viagem desde Lisboa
>> vala‑matkovic.com


Artigo publicado originalmente na edição de agosto de 2019 da revista Volta ao Mundo, número 298.

Veja também:
Destinos baratos na Europa para fazer uma roadtrip em 2019
Os lugares mais bonitos do mundo para acampar – e alguns ficam aqui perto

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.