É um número redondo. E como todos os números redondos é uma boa altura para fazer um balanço do que tem sido, do que é e do que ainda vai ser a sua revista de viagens.

Há 300 meses que a Volta ao Mundo chega a casa e às mãos dos nossos leitores e assinantes. São quase 25 anos de viagens, cerca de 1500 reportagens no estrangeiro, dezenas de duplas de redatores e fotógrafos que cruzaram oceanos e continentes para trazer os melhores retratos – por palavras e imagens – de quase todos os países deste planeta.

Neste mês damos destaque ao deserto e ao mar do Médio Oriente, à costa italiana, à mais especial das ilhas indonésias e a um país com aura de mistério na América Central. São alguns dos muitos e impressionantes locais por onde temos andado e já quase todas as temáticas de viagem passaram pela nossa capa: aventura, odisseias de carro, natureza, animais, património, cultura, escapadas em cidade, passeios de barco e de balão, adultos e crianças, ilustrações, parcerias, já fizemos de tudo um pouco.

Há cerca de cinco anos, a Volta ao Mundo apostou forte no seu sitevoltaaomundo.pt. Seguiram-se as redes sociais. Há três anos e meio estreou-se o nosso programa de televisão semanal na RTP. Há cinco meses estreámo-nos na rádio para comemorar este quarto de século de atividade – todas as terças, numa parceria de entrevistas com a TSF. E isto sem nunca abandonarmos o papel.

Capa da edição de outubro de 2019 da revista Volta ao Mundo.

Todos estes passos são vitórias alcançadas num tempo em que a comunicação social é posta em causa, em que se questiona o papel em si e o papel dos jornalistas e dos grupos de comunicação. Somos contadores de histórias, turistas, viajantes, compiladores de informações que podem ser úteis para quem nos lê, ouve e vê. Temos orgulho nos nossos parceiros – sejam eles companhias aéreas, departamentos nacionais e regionais de turismo, cadeias hoteleiras ou anunciantes das mais diversas áreas –, mas temos ainda mais orgulho nos nossos leitores. Os de sempre, os que assinam, os dos últimos anos e os que estão agora a chegar. Somos felizardos por ter dez milhões de páginas vistas por mês no nosso site e, por exemplo, 380 mil seguidores no Facebook.

Dá trabalho, claro, mas isto só se consegue se conciliarmos uma redação interessada – e que veste a camisola – com a criatividade do departamento de arte, a qualidade da fotografia ou o saber da revisão. A receita completa-se com o trabalho da publicidade e do marketing, o apoio da administração e – o ingrediente principal – o reconhecimento dos leitores. Obrigado, especialmente a si, por ainda andarmos por cá.

Boas viagens!

Percorra a fotogaleria acima para conhecer alguns dos destaques desta edição.

 Ricardo Santos, Editor

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