Sempre sonhou em explorar a Antártida? Esta é uma oportunidade única de viajar para o grande continente gelado e entender melhor o impacto dos seres humanos no meio ambiente. Saiba mais na fotogaleria acima.

A Airbnb, plataforma de aluguer de habitações de férias, e a Ocean Conservancy, Organização Não Governamental de defesa do meio ambiente, anunciaram um novo programa de viagem sem precedentes, o «Sabática na Antártida». Cinco pessoas terão a oportunidade única de viajar, em dezembro, para o continente mais remoto do planeta e juntarem-se à cientista Kirstie Jones-Williams, numa missão de pesquisa científica inédita.

Os voluntários selecionados vão recolher amostras de neve e estudar de que forma os microplásticos chegaram ao interior da Antártida. A ideia passa pela consciencialização das pessoas sobre o impacto dos seres humanos no clima de um dos ecossistemas menos estudados e mais isolados do mundo. Com isto em mente, os participantes vão ter a possibilidade de ajudar o resto do mundo a compreender de que forma é possível proteger a Antártida e o planeta.

Kirstie Jones-Williams, especialista em investigação do impacto dos microplásticos no zooplâncton marinho polar, explica: «A maioria das pessoas tem a ideia de que a Antártida é um continente isolado e impoluto, mas algumas descobertas recentes têm mostrado que, até mesmo os lugares mais remotos, são afetados pela poluição do plástico. Esta expedição vai-nos ajudar a compreender o percurso que os microplásticos fazem até chegar a regiões longínquas, como a Antártida, e surge num momento crítico, em que destacamos a responsabilidade que devemos ter na proteção do meio ambiente em que vivemos.»

«Esta expedição não vai ser fácil: vai exigir um grande rigor científico, em condições muito rigorosas. Estamos à procura de pessoas apaixonadas pelo que fazem, que se sintam cidadãos do mundo e que estejam entusiasmadas com a ideia de se juntarem a esta equipa», conclui a investigadora.

a carregar vídeo

Não são necessárias qualificações específicas, basta que tenha um espírito aventureiro, paixão pelo meio ambiente, sem esquecer, claro, disponibilidade para fazer uma pausa na vida profissional e dar o seu contributo a esta iniciativa.

Mas não pense que vai para o terreno sem qualquer tipo de preparação. Nesta aventura, com duração de um mês, os voluntários vão receber formação intensiva em Punta Arenas, no Chile, onde irão assistir a cursos de glaciologia, recolha de amostras, trabalho de laboratório e manuseamento de equipamentos. Segue-se então a viagem para a Antártida, para começar esta missão científica. Já no continente gelado, vão recolher amostras de neve e estudar as microfibras ali presentes. A viagem termina novamente no Chile, onde os participantes vão estudar as suas descobertas e trabalhar com a Ocean Conservancy, incentivando a proteção dos oceanos, e, através da plataforma Airbnb, ajudar a minimizar a pegada de plástico no planeta.

Contudo, as surpresas não ficam por aqui. Nesta aventura, os voluntários vão ainda ter a oportunidade de visitar o Polo Sul, onde é possível dar a volta ao mundo em apenas alguns passos, e de explorar a Drake Icefall, o Charles Peak WindScoop e o Elephant’s Head – alguns dos lugares mais emblemáticos da Antártida.

Se estiver interessado em candidatar-se à «Sabática na Antártida», deve visitar o site oficial da Airbnb e preencher o formulário disponível. Os candidatos devem ter mais de 18 anos, estar disponíveis para viajar para o Chile e para a Antártida, a partir de novembro e até dezembro de 2019, e serem capazes de falar inglês fluentemente. Pode enviar a sua candidatura até às 23h59 do dia 8 de outubro. A seleção final dos cinco voluntários vai ser anunciada no dia 30 de outubro de 2019.

A oportunidade está aberta a residentes nos seguintes países e regiões: Argentina, Áustria, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Dinamarca, Dubai, França, Alemanha, Irlanda, Índia, Itália, Hong Kong, Japão, Coreia do Sul, Malásia, México, Países Baixos, Nova Zelândia, Noruega, Portugal, Rússia, Singapura, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Taiwan, Tailândia, Reino Unido e EUA.

Percorra a fotogaleria acima para saber um pouco mais sobre esta expedição científica na Antártida.

Especialistas revelam dicas para saber se há câmaras escondidas no seu Airbnb


Veja também:
Airbnb Adventures lança nova viagem à volta do mundo em 80 dias
Casa de Claude Monet está disponível para alugar no Airbnb – é um sonho

Partilhar