Com atividades que parecem quase inesgotáveis, a capital inglesa é difícil de resistir. Se os seus planos passam por uma viagem a Londres, conheça os melhores sítios para comer, sugeridos pelo chef Nuno Mendes, na fotogaleria acima.

Texto de Cláudia S. Carvalho

Nasceu e cresceu em Lisboa, com raízes no Alentejo. Aprendeu a tirar partido da experiência familiar com novos ingredientes e técnicas que foi juntando nas muitas viagens que fez. Escolheu Londres para viver e trabalhar.

A zona de East London, boémia e criativa, lembrava-lhe outras cidades onde tinha vivido, como São Francisco e Nova Iorque, e ainda havia muito por fazer quando começou. Hoje divide o tempo entre Londres e Lisboa, onde assumiu a direção criativa F&B do Bairro Alto Hotel que, após uma grande renovação, tem abertura marcada para o final deste verão.

Chef Nuno Mendes. [Imagem: Direitos Reservados]
Em Londres tem agora um novo espaço, Mãos (41, Redchurch Street) – cozinha e wine room, com apenas uma mesa de 16 lugares, inserido na Blue Mountain School, espaço interdisciplinar dedicado ao design conceptual em várias áreas artísticas.

Até aqui chegar, Nuno Mendes liderou vários projetos, como o Bacchus ou o The Loft, que começou como um movimento supper club e se tornou uma plataforma de partilha entre chefs emergentes.

Em 2010 Nuno Mendes abriu o Viajante, no Town Hall Hotel em Bethnal Green e, ao fim de apenas nove meses, conquistou uma estrela Michelin. Juntou-lhe, pouco depois, uma versão mais informal, o Corner Room, e mudou-se para Chiltern Firehouse. Em 2015 regressou a East London com a abertura do Taberna do Mercado e agora tem um novo restaurante, o Mãos.

Imagem de destaque: Direitos Reservados

Artigo publicado originalmente na edição de julho de 2019 da revista Volta ao Mundo, número 297.

Partilhar