Com o verão a terminar (pelo menos no calendário), escolhemos oito destinos à beira do Mediterrâneo para aproveitar os últimos raios de sol. Ainda vai a tempo!

Textos de Cláudia Carvalho e Ricardo Santos

1. Formentera – baías encantadas

A mais pequena das ilhas Baleares e uma das preferidas por quem procura praia, água quente e tranquilidade. A ilha tem cerca de vinte quilómetros de comprimento, só é acessível por barco (não tem aeroporto) e é lá que se localiza uma praia que quase sempre entra na lista das melhores da Europa – Ses Illetes. Tem quilómetro e meio de extensão, fica na península de Trucadors e a cor da água é uma combinação entre turquesa, azul e verde. Ou seja, o mais parecido com as Caraíbas, a hora e meia de Portugal. O acesso de veículos é limitado, por isso prepare-se para andar pelo menos um quilómetro se quiser afastar-se das áreas mais concorridas. Vale a pena.
Site: formentera.es
Evento: todas as quartas e domingos, Mercado Hippie La Mola, das 16h30 às 22h30, de maio a outubro

2. Sardenha – Nel Blue Dipinto Di Blu

A segunda maior ilha do mar Mediterrâneo, só ultrapassada pela também italiana Sicília. Não é terra apenas de praia e de verão, com uma oferta alargada de montanha, de vestígios arqueológicos de civilizações antigas e de edifícios históricos. Para aproveitar os últimos dias de calor (que podem prolongar-se por mais uma semanas, como todos esperamos) recomendamos três praias na ilha: La Maddalena, na extremidade nordeste da Sardenha, bom ponto de partida para velejar para muitas outras; Spiaggia della Pelosa, pelas areias brancas e mar de pouca profundidade; Spiaggia Rena Bianca, pelas águas claras e a tranquilidade para umas férias com crianças;
Site: sardegnaturismo.it
Evento: primeiro fim de semana de setembro, Festa di San Salvatore

3. Grécia – há praia em Atenas

Não é o primeiro destino que se pensa quando falamos de praia, mas a capital grega tem uma excelente oferta. À beira do mar Egeu e a curta distância de carro do centro não faltam opções, como Astir Vouliagmeni, um refúgio de bom gosto numa das zonas mais nobres dos arredores de Atenas. Por isso mesmo, tem um custo de 18 euros para aceder (28 ao fim de semana). Este clube privado de praia está aberto entre as 08h00 e as 21h00. Outra opção, não muito longe, é Kavouri, uma península coberta de pinheiros com acesso ao mar e bem servida de sombras e espreguiçadeiras. Até tem acesso direto em transportes públicos.
Site: discovergreece.com
Evento: 19 de setembro, concerto de Florence & The Machine no Odeon of Herodes Atticus, Atenas

4. Malta – segredo histórico

Acima ou abaixo da linha de água, este é um dos destinos mais completos do Mediterrâneo. História não lhe falta, gastronomia é de topo e a oferta de mar e praia é surpreendente. Além de Valeta, a capital, destaque para Mdina, a antiga capital rodeada por muralhas. No porto principal de Malta, o Forte de Santo Elmo, em forma de estrela, está na lista de locais a não perder. Para amantes de mergulho, duas sugestões: HMS Maori, um contratorpedeiro alemão da Segunda Guerra Mundial a 14 metros de profundidade, e a ilha de Comino, melhor local para mergulho em recife e grutas.
Site: visitmalta.com
Evento: dia 5 de setembro, Noites Maltesas de Valeta, espetáculo de folclore, falcoaria e artesanato

5. Córsega – orgulho ilhéu

Pouco mais pequena do que o Chipre, a ilha francesa (apenas desde 1768) mantém muito do seu carácter e a influência italiana. Ajaccio, a capital, é a cidade natal de Napoleão Bonaparte e por isso o museu que lhe é dedicado é um dos locais mais visitados. Com uma temperatura média costeira de 19º graus, 300 dias de sol por ano e mil quilómetros de costa, com praias, falésias e arribas, este é um destino para ir mesmo quando o verão acaba por cá. A praia de Palombaggia em Porto Vecchio, é muitas vezes considerada como a mais bonita de França. Mas há mais do que praia. Há história, gastronomia e natureza. Há montanhas com dois mil metros para fazer caminhadas, rios para praticar canyoning, mar para velejar, património para visitar e muitos produtos da terra para provar: azeite, queijo e vinho.
Site: visit-corsica.com
Evento: há muitos festivais de música (clássica, jazz, techno) durante todo o ano. Em setembro continuam os Concertos de Polifonia na cidadela de Calvi.
Mais informações em balagne-corsica.com

6. Chipre – um caso sério

Entre a Europa, África e Ásia, a ilha da deusa Afrodite é conhecida pelas suas praias e um dos verões mais longos do Mediterrâneo – até outubro é comum as temperaturas estarem acima dos 20 graus. A pequena ilha (menos de dez quilómetros quadrados) é habitada há milhares de anos e, se o sol e a praia podem ser o chamariz, a verdade é que este é um destino muito completo e com muito para visitar se quiser combinar praia e cultura. É talvez esse o seu maior segredo. Ao descanso é possível acrescentar muitas atividades como mergulho ou visitas gastronómicas.
Site: visitcyprus.com
Evento: o Flying Away Art and Music Festival celebra dez anos e junta música e arte. De 6 a 8 de setembro

7. Saïdia – a pérola azul

O Marrocos mediterrânico ainda é um desconhecido para muita gente. Bem perto da fronteira com a Argélia está esta estância de verão, de águas temperadas e longo areal (14 quilómetros), com uma boa oferta hoteleira durante todo o ano. Golfe, desportos náuticos e comércio são opções de atividades em redor. E a 60 quilómetros está Oujda, a cidade grande onde não falta património, história e um souk convidativo. No caminho para Saïdia, se for de carro, aproveite para passar alguns dias em Tânger e descobrir uma cidade culturalmente ativa. Não perca o festival de jazz e depois aproveite os mais de 400 quilómetros de costa e de praias incríveis.
Site: visitmorocco.com
Evento: 15 a 22 de setembro, Festival de Jazz de Tânger

8. Telavive – festa no Médio Oriente

É a cidade de todas as liberdades, uma verdadeira «bolha» em Israel. Com uma temperatura média ao longo do ano de 21 graus, tem uma linha costeira de fazer inveja a muitos destinos tipicamente de praia. Banhos de sol e de mar, diferenças culturais e noites conhecidas pela sua animação, é o que a cidade tem para oferecer. Hilton Beach é uma das praias a ter em conta. É gay friendly e tem uma boa oferta de desportos náuticos; Gordon Beach tem piscina de água salgada, campos de vólei e algumas enseadas de águas claras e quentes, além de bares e restaurantes com fartura.
Site: touristisrael.com
Eventos: 12 de setembro, Lionel Richie no anfiteatro ao ar livre de Rishon Letzion


Reportagem publicada originalmente na edição de setembro de 2019 da revista Volta ao Mundo, número 299.

Veja também:
Ilhas de sonho no Mediterrâneo para ir de férias aqui ao lado
O país do Mediterrâneo que nunca pensou visitar, mas deveria

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.