Enquanto a maioria dos países faz esforços e investe milhões para aumentar o turismo – de onde vem grande parte das receitas financeiras -, outros tentam impor limites para que o turismo desenfreado acabe – ou pelo menos diminua.

O verão é a altura do ano em que mais pessoas viajam e, por esta razão, algumas cidades veem-se invadidas por um turismo massificado que tudo faz para ver os seus principais pontos de atração.

O The New York Times já tinha alertado para o risco de Veneza tornar-se «uma Disneyland no mar»: «Agora, a música de fundo da cidade são as rodinhas das malas que sobem os degraus das pontes e o barulho dos turistas que marcham ao longo dos canais».

Em muitas destas cidades em que os turistas parecem ser em maior número do que a população local, a «língua franca» já não é a língua oficial de cada país, mas sim uma mistura de inglês, chinês e qualquer outra língua que os navios de cruzeiro ou os voos low-cost entregam todas as manhãs.

O jornal britânico The Independent apresentou alguns destinos onde os turistas nem sempre encontrarão uma receção calorosa, para além de Veneza, assim como Roma e Dubrovnik – dois destinos sobre invasão.

Percorra a fotogaleria acima para descobrir os destinos onde os turistas não são bem-vindos.

Imagem de destaque: Unsplash/D.R

Partilhar