A Air Timor anunciou hoje, 16 de outubro, que vai retomar as ligações aéreas entre Díli e Singapura a partir de 31 de outubro com dois voos semanais, em parceria com a Drukair-Royal Bhutan Airlines, sete meses depois do fim desta rota.

Syed Abdul Rahman, responsável da Air Timor em Díli, explicou à Lusa que haverá dois voos semanais, às quintas-feiras e aos domingos, e que os preços dos bilhetes rondaram os 200 dólares (181 euros) mais taxas por trajeto. «Contamos ter os bilhetes disponíveis à venda a partir da meia-noite de hoje», referiu.

Com a reabertura dos voos para Singapura, Timor-Leste passa a ter o seu maior número de rotas internacionais aéreas de sempre com voos diários para Darwin e Bali, duas vezes por semana para Singapura e três vezes por semana para Kupang, na metade indonésia da ilha.

A recuperação do voo ocorre sete meses depois da ligação entre os dois países ter sido interrompida, após a Singapore Airlines ter recusado renovar o contrato de charter para a ligação aérea.

Oficialmente, a Singapore Airlines justifica a decisão de não renovar o contrato, que termina em 31 de março, devido a um processo de reintegração da SilkAir na empresa mãe e à expansão dos serviços regulares na sua própria rede.

A decisão surgiu, porém, depois de um longo processo de incerteza, que se arrastava desde o final do ano passado, sobre o próprio estatuto da Air Timor, com indecisão sobre a licença atribuída à empresa pelo Serviço de Verificação Empresarial (SERVE).

O Drukair Singapore é desde 2012 a hub regional da Drukair, empresa que pertence à Royal Bhutan Airlines. A empresa tem atualmente quatro aviões em funcionamento e dois outros esperados ainda este ano.

As ligações a Timor-Leste deverão ser efetuadas num Airbus A319s, numa parceira no modelo de «wet lease», que implica aluguer de aviões com tripulação, manutenção e seguros.

Com Lusa

Tripulação da TAP reeleita a mais bonita do mundo – e estas fotos provam isso


Veja também:
10 destinos no Sudeste Asiático de que nunca ouviu falar
TAP inaugura nova rota direta Porto-Munique – há voos desde 42 euros

Partilhar