Da infância com raízes no litoral alentejano, até aos restaurantes em São Paulo, a gastronomia fez o chef Vítor Sobral viajar pelo mundo.

Texto de Cláudia Carvalho

Seria impossível resumir uma carreira longa e cheia de grandes momentos, mas não podemos deixar de referir o papel pioneiro na modernização da gastronomia portuguesa. Foi vanguardista nos produtos, nas receitas e nos negócios. O que nos parece hoje básico – as tascas modernas de petiscos – foi, há mais de dez anos, uma revolução.

O continuado sucesso da Tasca da Esquina, inaugurada em 2009, é prova disso. Começou a cozinhar em criança, com a família. Na adolescência acrescentou a curiosidade pelo mundo e o gosto pelas viagens. De mochila às costas, visitou vários países da Europa e aproveitou para conhecer produtos e sabores.

Estudou, trabalhou, aprendeu. Passou por muitos dos restaurantes que marcaram a evolução da restauração em Portugal, como o Alcântara Café, o Café Café, o Clube da Bela Vista ou o Terreiro do Paço. Trabalhou uns meses em São Paulo (1995) onde se apaixonou pela cozinha regional brasileira (e não só) e nunca mais parou de visitar o país.

Muitos anos e projetos depois foi precisamente para São Paulo que levou a sua Tasca da Esquina, a que entretanto juntou a Tasquinha da Esquina e duas Padarias da Esquina.

Na cidade, que conhece bem, recomenda alguns bons sítios onde comer – tarefa difícil numa cidade conhecida pela enorme oferta de qualidade de cozinha internacional. Além destes conta-nos que uma visita não fica completa sem o Museu da Língua Portuguesa, a Oca do Ibirapuera, um passeio pela Óscar Freire e uma escapadinha ao Mercado Municipal. A humildade impede-lhe de recomendar os seus restaurantes, mas nós acrescentamos.

Vítor Sobral em São Paulo

Tasca da Esquina
Alameda Itu, 225, Jardim Paulista
>> tascadaesquina.com

Taberna da Esquina
Rua Bandeira Paulista, 812

Padaria da Esquina
Alameda Campinas, 1630
>> padariadaesquina.com


Artigo publicado originalmente na edição de setembro de 2019 da revista Volta ao Mundo, número 299.

Os melhores sítios para comer em Salvador da Bahia sugeridos pela chef Anna Lins


Veja também:
Os locais preferidos do chef Chakkal para comer em Buenos Aires
Os melhores locais para comer em Londres sugeridos pelo chef Nuno Mendes

Partilhar