Se sempre sonhou ser dono da sua própria ilha privada, esta pode ser a sua oportunidade. Uma ilha deserta próxima da costa irlandesa foi colocada à venda. Veja as imagens na fotogaleria.

A High Island, conhecida também como Ardoileán, é uma ilha deserta localizada a 3.5 quilómetros da costa oeste de Connemara, em Galway. Foi colocada à venda na agência Spencer Auctioneers’ pelo valor de 1.25 milhões de euros.

A ilha tem cerca de 80 hectares e eleva-se a uma altura máxima de 63.3 metros acima do nível médio do mar, com cenários espantosos. Mede cerca de 1.2 quilómetros por 400 metros de largura, tem uma fossa sética e dois lagos de água doce. Aqui, encontra as ruínas de um antigo mosteiro, uma cabana tradicional irlandesa (clochán) intacta e três outras semelhantes, totalmente degradadas. Em tempos, entre 50 a 70 pessoas chamavam esta ilha de lar.

Datado do século VII, o mosteiro é um monumento nacional e encontra-se protegido pelo Departamento do Património Ambiental e Local do governo irlandês e, por isso, está excluído da venda. A sua fundação é creditada a Féichín, santo irlandês que faleceu durante o ano de 665 devido a febre-amarela.

De acordo com o site Lonely Planet, algumas das ruínas e artefactos na ilha datam do ano de 300 AC, mas existem provas que sugerem sinais de ocupação posteriores a 1000 AC. Algumas das pedras encontradas no chão da igreja remontam diretamente à Idade do Ferro, entre 300 AC e 20 DC.

A ilha de Ardoileán é também o habitat de várias espécies de aves – gaivotas, fulmares, fura-bucho-do-atlântico, pardelas, ostraceiros e falcões-peregrinos. Foi distinguida como Área de Proteção Especial pela Diretiva Europeia para a Conservação de Aves.

Na lista de antigos proprietários está incluído o poeta irlandês Richard Murphy, que se inspirou nas visitas a Ardoileán para escrever vários poemas. No caso da High Island também preencher os seus requisitos, visite o site da Spencer Auctioneers’ para obter mais informações. Descubra uma pouco mais sobre esta ilha na fotogaleria acima.

Viagem à Irlanda para apostar numa das maiores corridas de cavalos


Veja também:
Viagem pelo Reino Unido, de carro, a dois, à descoberta
Esta é a ilha tropical Europeia que ainda não conhece

Partilhar