Consegue adivinhar qual é o local mais sujo do aeroporto? Uma pista: não é a casa de banho.

São muitas as pessoas que viajam com a preocupação de apanhar germes nas casas de banho do avião ou do aeroporto. Porém, existem outros sítios – menos prováveis – onde os viajantes correm mais riscos de ser contaminados com vírus e bactérias.

Segundo um artigo publicado pela Lonely Planet, uma investigação recente analisou as várias áreas do aeroporto de Helsínquia-Vantaa, na Finlândia, para averiguar quais as zonas mais sujas deste local. Durante a pesquisa, os especialistas da Universidade de Nottingham e do Instituto Nacional Finlandês para a Saúde e o Bem-estar recolheram 90 amostras de diferentes superfícies do aeroporto e ainda quatro amostras de ar.

De entre as várias superfícies analisadas, os tabuleiros de plástico usados para colocar os pertences dos viajantes no controlo de segurança do aeroporto foram os que apresentaram uma maior concentração de vírus respiratórios, como por exemplo o Influenzavírus A.

Para prevenir infeções contagiosas nas áreas mais movimentadas dos aeroportos, é importante que os viajantes tenham em mente algumas práticas: lavar as mãos com regularidade ou cobrir adequadamente a boca com um lenço ou com a manga ao tossir.

É de referir que os resultados deste estudo – publicado na revista científica BMC Infectious Diseases – fazem parte de um projeto financiado pela União Europeia que analisa o papel dos aeroportos e dos centros de tráfego na disseminação de infeções.

Percorra ainda a fotogaleria acima para conhecer os dez erros que os passageiros costumam cometer no aeroporto.

Imagem de destaque: Shutterstock/D.R

Partilhar