Produzido por:

O equilíbrio ecológico em toda a ação humana está no centro da discussão sobre a sustentabilidade. E essa discussão pode determinar se os destinos de sonho não se transformam em apenas isso, um sonho.

São cada vez mais visíveis os impactos negativos que o Homem causa na Natureza. Seja a poluição, a destruição de habitat, ou acumulação de lixo nos oceanos, são vários os desafios que o planeta enfrenta. É, portanto, indispensável um compromisso entre sociedade, instituições, empresas e governos na procura da conservação dos recursos naturais, tendo em vista a qualidade de vida das atuais e futuras gerações. A sustentabilidade é um conceito com várias dimensões, que exige a procura de soluções ambientais, economicamente viáveis e socialmente sustentáveis. Para a produção sustentável é fundamental impor limites na oferta de recursos naturais, de modo a garantir a capacidade do meio ambiente em absorver os impactos da ação humana.

Todo este potencial também se reflete no turismo, a atividade económica que demonstra o crescimento mais rápido na economia global. A sustentabilidade tem-se tornado cada vez mais um requisito nos produtos e serviços turísticos, uma vez que, para assegurar a proteção do meio ambiente e a preservação do património natural, é necessário saber avaliar os eventuais impactos negativos das ações e atividades humanas. O equilíbrio natural e ecológico entre os parâmetros do desenvolvimento sustentável – ambiental, económico e sociocultural – deve ser considerado, de modo a conservar e defender a cultura, a história e o meio ambiente.

Nesse sentido, é vital alargar a visão sistémica da sustentabilidade. O projeto Conversas EQ – O caminho da sustentabilidade, é uma iniciativa apresentada pelo surfista de ondas grandes e ativista ambiental Garrett McNamara, que procura mostrar o caminho para um mundo mais sustentável. A bordo do primeiro modelo 100% elétrico da Mercedes-Benz, o novo EQC, são dados a conhecer 5 impulsionadores da mudança que com os seus projetos e iniciativas alertam para as temáticas da: Intuição Humana, Transformação, Sustentabilidade, Plástico e Conservação dos Oceanos.

desenhados para inspirar e criar uma maior proximidade entre os leitores e as marcas.

Partilhar