No mundo das viagens aéreas, nada é certo até que seja efetivamente concretizado. E há uma coisa que deve fazer uma semana antes do seu voo, para ter a certeza de que tudo vai correr como previsto.

Sabia que as companhias aéreas podem mudar o seu lugar do avião sem aviso? A maioria das pessoas pensa que, desde que reservou o lugar 7A, esse lugar está confirmado e garantidamente é seu. No entanto, como Ann Coulter – jornalista e comentadora de televisão – ficou surpresa ao descobrir no ano passado, as companhias aéreas podem mudar de assento a qualquer momento – mesmo se tiver pago por um lugar específico.

Quando se compra uma viagem aérea, assina-se um contrato de transporte. Este contrato permite que a companhia aérea mude muitos aspetos do voo sem o informar. Por exemplo, o contrato de transporte da Delta Airlines declara que a companhia aérea «pode substituir a companhia ou a aeronave que iria operar o voo por outras alternativas, atrasar ou cancelar voos, alterar as atribuições de assentos e alterar ou omitir os locais de escala mostrados no bilhete a qualquer momento». Por isso, não é assim tão certo de que vai viajar no lugar que comprou ou reservou.

Quando as companhias aéreas trocam a aeronave na qual vão operar um determinado voo, o layout da cabine pode também mudar – o que afetará eventualmente a atribuição de assentos. Pode suceder que haja menos assentos na categoria económica premium, ou que uma fila tenha menos espaço para as pernas do que o esperado. O pessoal da companhia aérea também pode alterar a atribuição dos lugares para acomodar as famílias que viajam juntas.

Um porta-voz da Delta Airlines disse à Travel + Leisure que a companhia aérea «faz todos os esforços para garantir que os clientes voem no assento que pagaram (até 331 dias antes) ou num que pertença à tarifa que adquiriram.»

Por isso, deve certificar-se com pelo menos uma semana de antecedência de que o seu lugar não foi alterado – se tal acontecer, deve entrar em contacto com o atendimento ao cliente para obter a assistência devida. Se pagou por ele e gostaria muito de voar nesse local específico, mantenha os registos das suas compras. Continue a verificar rotineiramente as informações de voo no período que antecede a partida. Se alguma coisa mudar, entre em contacto com o atendimento ao cliente. Provavelmente, eles oferecer-lhe-ão uma compensação pelos problemas causados – especialmente se apresentar provas e se não se exaltar.

Imagem de destaque: Shutterstock/D.R

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