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Há uma coisa fundamental que deve fazer uma semana antes do seu voo

Veja as fotografias e descubra nos 10 slides seguintes curiosidades sobre o maravilhoso mundo dos aviões, clicando nas setas. [Imagem: Shutterstock/D.R]
1. Raio que os parta Os aviões foram projetados para serem atingidos por raios. Pelo menos uma vez por ano isso acontece a cada aeronave ou uma vez em cada mil horas de voo. Isso não é sinónimo de acidente, já que desde 1963 não cai um avião por isso.
2. Lugar seguro Não existem provas de que um determinado lugar a bordo seja o mais seguro, mas um estudo da revista Time aponta para que os assentos do meio da parte traseira da aeronave sejam aqueles com menor taxa de fatalidade em caso de acidente.
3. Quartos privados Nos voos de longa duração a tripulação pode ter de trabalhar até 16 horas consecutivas. Para permitir algum tempo de descanso, aviões como o Boeing 777 ou 787 Dreamliner possuem pequenos quartos acessíveis por uma escada. Cada quarto pode ter entre seis e dez camas.
4. Grande pneu Sabia que o pneu do trem de aterragem de um avião pode aguentar até 38 toneladas de peso e tocar no chão a mais de 270 quilómetros por hora? É verdade. E só precisam ser verificados a cada 500 utilizações.
5. O mistério das luzes Sabe por que razão as luzes da cabina baixam de intensidade quando, à noite, o momento da aterragem se aproxima? É para que, no caso de alguma coisa correr menos bem, a visão dos passageiros esteja habituada à falta de luz no exterior.
6. Um motor chega Não é a melhor opção, mas um motor é mais do que suficiente para um avião voar. Especialistas da revista de ciência Popular Mechanics garantem que qualquer avião comercial está preparado para essa eventualidade e foram testados nessas condições.
7. Cinzeiro no WC A proibição de fumar a bordo dos aviões não é coisa recente. Desde a década de 1990 que é assim, mas as casas de banho continuam a ter cinzeiros. Estranho? Nem por isso. As companhias aéreas sabem que há sempre alguém que vai prevaricar, por isso mais vale ter um cinzeiro do que o fumador atirar a beata para o cesto e causar um incêndio.
8. Um furo na janela Quem já encostou a cabeça à janela de um avião para ver a paisagem deve ter reparado num pequeno orifício na base da mesma. Existe para regular a pressão da cabina. A maior parte das janelas são compostas por três painéis em acrílico. O exterior protege-nos dos elementos e mantém a pressão; o segundo funciona como segurança para o caso de o primeiro se partir; o terceiro tem o tal furo para que a pressão não danifique o acrílico do meio.
9. O sabor da comida a bordo O sabor dos produtos servidos a bordo de um avião é alterado pelo ambiente em redor. Quem o diz é um estudo de 2015 da Universidade de Cornell. Os doces sabem menos doce e os salgados mais salgado. O ar seco e reciclado na cabina faz também que a comida pareça mais seca e sem sabor.
10. A famosa máscara de oxigénio Em caso de despressurização da cabina as máscaras de oxigénio caem do teto. Não é mentira, mas as máscaras só têm capacidade para 15 minutos de oxigénio. Não se assuste, esse tempo deverá ser suficiente para o avião descer até uma altitude em que as máscaras deixem de ser necessárias.

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No mundo das viagens aéreas, nada é certo até que seja efetivamente concretizado. E há uma coisa que deve fazer uma semana antes do seu voo, para ter a certeza de que tudo vai correr como previsto.

Sabia que as companhias aéreas podem mudar o seu lugar do avião sem aviso? A maioria das pessoas pensa que, desde que reservou o lugar 7A, esse lugar está confirmado e garantidamente é seu. No entanto, como Ann Coulter – jornalista e comentadora de televisão – ficou surpresa ao descobrir no ano passado, as companhias aéreas podem mudar de assento a qualquer momento – mesmo se tiver pago por um lugar específico.

Quando se compra uma viagem aérea, assina-se um contrato de transporte. Este contrato permite que a companhia aérea mude muitos aspetos do voo sem o informar. Por exemplo, o contrato de transporte da Delta Airlines declara que a companhia aérea «pode substituir a companhia ou a aeronave que iria operar o voo por outras alternativas, atrasar ou cancelar voos, alterar as atribuições de assentos e alterar ou omitir os locais de escala mostrados no bilhete a qualquer momento». Por isso, não é assim tão certo de que vai viajar no lugar que comprou ou reservou.

Quando as companhias aéreas trocam a aeronave na qual vão operar um determinado voo, o layout da cabine pode também mudar – o que afetará eventualmente a atribuição de assentos. Pode suceder que haja menos assentos na categoria económica premium, ou que uma fila tenha menos espaço para as pernas do que o esperado. O pessoal da companhia aérea também pode alterar a atribuição dos lugares para acomodar as famílias que viajam juntas.

Um porta-voz da Delta Airlines disse à Travel + Leisure que a companhia aérea «faz todos os esforços para garantir que os clientes voem no assento que pagaram (até 331 dias antes) ou num que pertença à tarifa que adquiriram.»

Por isso, deve certificar-se com pelo menos uma semana de antecedência de que o seu lugar não foi alterado – se tal acontecer, deve entrar em contacto com o atendimento ao cliente para obter a assistência devida. Se pagou por ele e gostaria muito de voar nesse local específico, mantenha os registos das suas compras. Continue a verificar rotineiramente as informações de voo no período que antecede a partida. Se alguma coisa mudar, entre em contacto com o atendimento ao cliente. Provavelmente, eles oferecer-lhe-ão uma compensação pelos problemas causados – especialmente se apresentar provas e se não se exaltar.

Imagem de destaque: Shutterstock/D.R