Já lhe passou pela cabeça largar tudo e viajar pelo mundo de mochila às costas? Talvez deva considerar esta opção com mais calma. Nós explicamos-lhe porquê.

De acordo com um estudo publicado no Journal of Travel Research, o backpacking (viajar de mochila às costas) tem um impacto positivo na auto-eficácia geral e na auto-estima dos viajantes, conferindo ferramentas valiosas para a sua vida pessoal e profissional.

A pesquisa – que analisou os efeitos do backpacking em mais de 470 ‘mochileiros’ de várias nacionalidades – concluiu que os viajantes ocidentais (oriundos da Austrália, Europa e América) foram os inquiridos que obtiveram, em geral, mais efeitos positivos das suas viagens.

No total, 91% destes viajantes afirmou que a sua capacidade de identificar e resolver problemas melhorou, 80% que tinha mais confiança e 60% que acreditava que agora era mais fácil organizar de forma eficaz o seu tempo e dinheiro.

Este estudo – divulgado pela Lonely Planet – concluiu ainda que os ‘mochileiros’ oriundos da China relataram um aumento das suas capacidades. Contudo, os investigadores detetaram uma mudança na visão do mundo destes viajantes, fator que leva a uma diminuição da sua auto-estima.

Segundo a Lonely Planet, o professor Huang, um dos investigadores que participou no estudo, afirmou à ABC que as conclusões da pesquisa ajudaram a solidificar a ideia de que fazer backpacking – ou viajar em geral – poderá ajudar a desenvolver capacidades úteis para a vida e criar efeitos positivos e duradouros.

«Não é uma perda de tempo, não é um desperdício de dinheiro, é um investimento que vale a pena. Podemos aumentar a nossa autoconfiança e a auto-eficácia, algo importante no local de trabalho», afirmou Huang, citado pela Lonely Planet. «Acreditamos que quando as pessoas viajam para diferentes partes do mundo, especialmente quando vão para fora da sua zona de conforto cultural, ficam com uma perspetiva diferente das coisas», acrescentou.

Percorra ainda a fotogaleria acima para ficar a conhecer os 20 países mais visitados por viajantes de mochila às costas.

Um casal, um projeto: sair de casa e viajar com a mochila às costas


Veja também:
Carolina Matos dá voltas ao mundo à procura da vacina para a malária
Andaram três meses pela Índia de mochila às costas e mudaram de vida

Partilhar