Na passada terça-feira, 12 de novembro, a cidade de Veneza, em Itália, voltou a estar debaixo de água. E as alterações climáticas são as principais responsáveis pela situação. As inundações atingiram o nível mais alto desde 1966. Veja as imagens na fotogaleria acima.

Desde o início da semana, a chuva intensa tem caído em Itália, afetando em particular as regiões de Sicília, Calábria e Veneza. Grande parte da cidade de Veneza esteve submersa. A famosa Praça e Basílica de São Marcos estiveram inundadas, levantando preocupações sobre os danos causados no interior e exterior do monumento. Esta situação deverá durar até sábado.

A marca de água atingiu 1,87 centímetros, o que significa que mais de 85 por cento da cidade foi inundada. O nível mais alto registado até à data foi de 1,98 centímetros, em 1966. Logo desde o primeiro dia, as autoridades locais têm montado vários segmentos de passadiço para a circulação ser mais fácil. As botas e os sobretudos impermeáveis são regra base. Muitas escolas, edifícios administrativos e lojas de comércio local foram obrigados a encerrar portas – apenas no centro da cidade existiam algumas abertas.

Veneza é uma paragem «obrigatória» em Itália, mas também é um local de multidões. A tensão entre moradores e visitantes perdura há vários anos. Saiba como visitar Veneza de forma pacífica.

Turistas e habitantes de Veneza andam em conflito há vários anos – décadas, na verdade. Uns querem uma recordação eterna da cidade dos canais, outros querem viver calmamente o seu dia-a-dia.

Tendo isso em conta, aqui ficam algumas sugestões para um cessar-fogo, um pacificar de relações com base no conhecimento e no respeito.

Percorra a fotogaleria acima e descubra estes cuidados e dicas para visitar Veneza de forma pacífica.

Imagem de destaque: Reuters/Flavio Lo Scalzo/D.R

Veneza: a enorme Alfama italiana


Veja também:
Estes são destinos onde os turistas não são bem-vindos
Veneza vai cobrar até 10 euros aos turistas – nem que seja por um dia

Partilhar