A easyJet tornou-se a primeira companhia aérea no mundo a compensar a totalidade das emissões de carbono do combustível utilizado nos seus voos. Uma reinvenção da aviação a longo prazo, através de novas tecnologias.

A easyJet anunciou na passada terça-feira, 19 de novembro, que se tornou a primeira companhia aérea no mundo a realizar voos com um impacto líquido de emissões de carbono zero, em toda a rede.

A easyJet irá realizar a compensação das emissões de carbono através de estratégias credenciadas, por dois dos mais altos padrões de verificação, Gold Standard e VCS, onde se destacam projetos florestais, renováveis e comunitários. No entanto, esta é só uma medida provisória enquanto novas opções tecnológicas são desenvolvidas.

O CEO da easyJet, Johan Lundgren, afirmou: «Reconhecemos que a compensação é apenas uma medida provisória, até que as outras tecnologias estejam disponíveis, para reduzir radicalmente as emissões de carbono nos voos, mas queremos agir imediatamente sobre esta problemática.»

A companhia aérea vai continuar a apoiar tecnologias inovadoras, incluindo a criação de aviões híbridos e elétricos, de maneira a reinventar e descarbonizar a aviação a longo prazo. O objetivo passa pela redução da necessidade de compensação de carbono, através da implementação de medidas que surjam com estas novas tecnologias. A Airbus e a easyJet já anunciaram uma parceria para o estudo e desenvolvimento deste tipo de aeronaves.

Ambas as empresas assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para o aprofundamento dos desafios operacionais e de infraestrutura de aeronaves híbridas e elétricas, utilizando diferentes fontes de energia.

Johan Lundgren referiu ainda: «Estou bastante feliz por termos anunciado a nova parceria com a Airbus, de maneira a construirmos um novo avião elétrico. Trabalharemos juntos para identificar os desafios e requisitos técnicos detalhados dos aviões híbridos e elétricos, quando forem implementados para voos de curta distância pela Europa. Esperamos que este seja um passo importante para tornar os aviões elétricos numa realidade».

A companhia irá também estimular o desenvolvimento de tecnologias avançadas de captura de carbono e de combustíveis de avião sustentáveis (SAFs). No que toca às atividades não-aéreas, a easyJet pretende a introdução de e-taxiing e de unidades auxiliares de produção de energia (APUs), para tentar reduzir as emissões de carbono.

Estas mudanças serão um acréscimo nos programas já existentes da easyJet, que incluem: a constante modernização da frota da easyJet, com aviões mais eficientes e baixo consumo de combustível; redução de ruído e maximização da taxa de ocupação o máximo possível.

A easyJet também se compromete a agir além das emissões de carbono, através da rápida redução do desperdício e da utilização de plástico de uso único na empresa e na sua cadeia de produção.

«As alterações climáticas são um desafio para todos nós. Na easyJet, estamos a enfrentar esse desafio através da compensação das emissões de carbono do combustível usado em todos os nossos voos. Ao fazê-lo, comprometemo-nos a realizar voos sem emissão de carbono, em toda a nossa rede – tornando-nos na primeira grande companhia aérea do mundo a fazê-lo», conclui o CEO da easyJet.

Percorra a fotogaleria acima para descobrir quais as companhias aéreas que nunca tiveram acidentes.

Imagem de destaque: Direitos Reservados

Companhia aérea portuguesa é a primeira do mundo a voar sem objetos de plástico


Veja também:
easyJet eleita a melhor companhia aérea low-cost da Europa
Estas são as melhores companhias aéreas do mundo de 2019

Partilhar