Existem centenas de cidades para descobrir em cada país, por isso são poucos aqueles que podem dizer que conhecem verdadeiramente a Europa.

E, por haver tantos lugares interessantes onde ir, é possível que fiquem de fora alguns menos conhecidos pela maioria das pessoas. Sabia que há dois estados independentes dentro de Itália? Falamos do Vaticano, o mais conhecido, e de San Marino.

A República de San Marino é um micro-estado situado nas montanhas dos Apeninos, próximo de cidades como Florença e Bolonha. É a república mais antiga do mundo e o terceiro estado mais pequeno da Europa. Segundo os dados referentes a 2016 da Organização Mundial do Turismo, é também o país menos visitado da Europa, tendo recebido apenas 60 mil turistas durante aquele ano (mais 6 mil do que em 2015).

Tal como grande parte das cidades medievais, San Marino fica no alto de um monte. A cidade é cercada por muralhas e fortalezas que acompanham a inclinação da montanha.

Mas há muito para conhecer neste pequeno estado. San Marino é conhecido pelas paisagens maravilhosas visíveis da montanha e pelas suas fortalezas medievais. Os três castelos têm vistas impressionantes, e a UNESCO nomeou o centro histórico Património Mundial, em parte por causa dos seus «castelli».

É muito fácil chegar lá, seja de carro ou de comboio. Os visitantes podem dar um passeio até às praias mais próximas (que, administrativamente, se situam em Itália) ou pelo centro histórico da cidade de San Marino, antes de desfrutar de uma refeição composta por carnes grelhadas e vinhos locais. Um teleférico transporta os turistas do centro histórico da cidade até Monte Titano.

Imagem de destaque: Shutterstock/D.R

Partilhar