Veja as fotografias dos destinos turísticos onde é mais provável ser assaltado, clicando nas setas.
[Fotografias: iStock]
1. La Ramblas, Barcelona, Espanha
A cidade de Barcelona é um popular destino e que tem diversas histórias para contar. Há museus, galerias de arte, teatros e vários parques, uma cidade de sonho para amantes de cultura. E, é claro, sem nunca esquecer o imponente Camp Nou.
1. La Ramblas, Barcelona, Espanha
Infelizmente, Barcelona é um local ideal para a prática de assaltos. Segundo o estudo do Trip Advisor, a rua de Las Ramblas é considerada o epicentro dos carteiristas.
2. Roma, Itália
Itália é um dos destinos europeus mais cobiçados pelos viajantes. A capital do país, Roma, está repleta de história e de cultura – desde monumentos, museus e paisagens de cortar o fôlego.
2. Roma, Itália
Atrações famosas, como o Coliseu, são verdadeiros ímanes para grandes multidões. Mas isto também é sinónimo de carteiristas. No meio da confusão ou enquanto tira uma selfie, podem roubar-lhe bens pessoais. No centro destes oceanos de pessoas, tente sempre manter as suas posses por perto.
3. Praga, República Checa
A cidade é um verdadeiro exemplo da belíssima arte que o país tem – arquitetura barroca, igrejas do estilo gótico e edifícios medievais.
3. Praga, República Checa
Praga recebe milhões de turistas todos os anos, o que a torna um local ideal para ser assaltado. Os carteiristas são muito rápidos portanto mantenha sempre a mala, carteira ou mochila fechada e virada para a frente. Não se vai arrepender.
4. Paris, França
Paris é mundialmente conhecida como a cidade do amor. Mas se não tiver cuidado suficiente pode facilmente perder o encanto por este destino.
4. Paris, França
É uma das cidades mais movimentadas do planeta e recebe todas as semanas milhares e milhares de viajantes. É pouco provável que seja assaltado enquanto caminha nos vários jardins da cidade. Aqui, os carteiristas são mais ativos nos sistemas de transportes, principalmente no metro da cidade.
5. Amesterdão, Holanda
Esta é uma cidade com opções para todos os viajantes. Por um lado, há monumentos, canais, parques, bicicletas, arquitetura medieval e muitas galerias de arte. Por outro, também existem as famosas coffee shops, clubes de strip e lojas para adultos.
5. Amesterdão, Holanda
Uma mistura de dois mundos distintos. Mas independentemente do que queira conhecer em Amesterdão evite andar com os seus bens pessoais desprotegidos.
6. Madrid, Espanha
A deslumbrante capital espanhola, Madrid, é uma cidade que quase nunca para. Tem um estilo de vida muito acelerado, uma gastronomia deliciosa e habitantes que gostam de se divertir.
6. Madrid, Espanha
O metro da cidade costuma ser o principal epicentro de assaltos e onde se concentra o maior número de carteiristas. Normalmente operam individualmente mas também existem pequenos grupos organizados. O mercado de El Rastro é outro dos locais que tem de estar sempre vigilante.
7. Hanoi, Vietname
A cultura e a história europeia são muito atrativas para os viajantes. Mas não é apenas no nosso continente que existe o perigo de ser assaltado.
7. Hanoi, Vietname
Em Hanoi, no Vietname, existe uma bela mistura de história, arquitetura colonial e templos antigos. Mas precisa de ter bastante cuidado no Old Quarter – a zona com mais assaltos de carteiristas.
8. Buenos Aires, Argentina
Se a sua escolha para descobrir a América do Sul for visitar Buenos Aires, então precisa de ter cuidado. Nesta cidade diferenciar os turistas dos habitantes locais é muito fácil.
8. Buenos Aires, Argentina
Aqui, um truque comum utilizado pelos carteiristas é colocar, disfarçadamente, um pouco de mostarda ou maionese nas costas dos viajantes e distraí-los, enquanto outro cúmplice lhe tira o telemóvel ou a carteira.
Costuma dizer-se que viajar acalma o espírito e alarga os horizontes, visitando os destinos mais desejados ou até explorando incríveis paisagens culturais. Mas nem sempre corre tudo bem e, infelizmente, existe crime nos locais mais belos do mundo. A última coisa que vai querer é ser assaltado no estrangeiro.
O site de planeamento de viagens TripAdvisorelaborou um estudo sobre as cidades do mundo onde é mais provável que ocorra um furto ou um roubo. E não é surpresa nenhuma que estes locais sejam dos mais populares entre os viajantes – cada um destes destinos recebe milhões de visitantes todos os anos. No entanto, os carteiristas não perdem uma oportunidade para atacar.
Mas não deve deixar que o risco impeça de visitar estas cidades icónicas. Apenas tem de minimizar os perigos e estar atento em todos os momentos. Independentemente da situação, mantenha sempre a mala fechada e perto de si e nunca guarde o dinheiro todo no mesmo lugar. Não se esqueça, pode sempre fazer um seguro de viagem para estar protegido no estrangeiro. Existem muitas opções que cobrem emergências médicas, voos cancelados ou atrasados e, claro, propriedade perdida ou roubada.
Por isso, recorde: não deve deixar de visitar populares destinos turísticos só porque existe o risco de ser assaltado. Deve simplesmente minimizar o risco. Conheça quais são as oito cidades onde é mais provável que seja assaltado e o que deve fazer para evitar esta situação, na fotogaleria acima.