Uma das cidades mais dinâmicas da China e capital da província de Zhejiang. É um dos destinos preferidos dos chineses para uma escapadela de fim de semana ou umas férias.

Situada a 180 quilómetros a sudoeste de Xangai, é famosa pelo lago Oeste e pelas paisagens e património cultural. Hangzhou, conhecida como o «Céu na Terra», é, segundo As Viagens de Marco Polo, «a melhor e mais esplêndida cidade do mundo».

Elogiada por poetas e aplaudida por imperadores, tornou‑se conhecida pelo chá e pelas sedas. Na região, cresce um dos melhores e mais caros chás da China – o chá verde de Longjing. Na primavera, antes do tradicional Qingming Festival – que honra os mortos –, chegam a Longjing visitantes de todo o mundo que vêm assistir à primeira colheita de chá. Hangzhou é também a cidade da seda, reconhecida pela UNESCO.

Locais a visitar

Linyin Temple
O Templo de Lingyin ou o Templo do Retiro das Almas é um dos maiores e mais visitados templos budistas da China, onde fica a maior estátua do Buda Sakyamuni, na posição de lótus.

Wuzhen (cidade negra)
Wuzhen é uma das seis famosas cidades na água a sul do rio Yangtze. Os canais foram restaurados, assim como as suas casas. Tem um ambiente comercial e recebe muitos turistas, mas o seu charme e a elegância desta antiga cidade na água mantêm‑se e são inegáveis.

Hangzhou Botanical Garden
Construído em 1965, este parque tem 230 hectares. Além de muitos jardins onde se pode passear, serve também como base de investigação científica, já que os seus campos de cultivo de plantas e a proteção do meio ambiente são muito estudados.

Eventos

Hangzhou Lantern Festival
O Festival das Lanternas é uma das cinco festas tradicionais mais importantes na China. Sempre no 15.º dia do primeiro mês do calendário lunar, é o auge das festividades de Ano Novo e marca também o final das celebrações do Ano Novo.

A colheita do chá em Lonjing (Dragon Well Tea Festival)
Os visitantes podem participar na colheita e nas cerimónias de prova do mais famoso chá da China.

West Lake International Firework Show
O festival do fogo-de-artifício do lago Oeste, em meados de outubro, atrai milhares de turistas, que anualmente vêm conhecer as novidades ali apresentadas.

Quando ir

A melhor altura para visitar Hangzhou é na primavera (de março a maio) e no outono( setembro‑novembro). Na primavera, o lago Oeste enche‑se
de flores de pessegueiro e de chorões cobertos de rebentos. No verão, a temperatura é elevada; os invernos são rigorosos.

Como ir

A TAP tem voos – operados pela Beijing Capital Airlines – a partir de 392 euros (ida).

Esta cidade na China é uma cópia de Paris – até tem uma Torre Eiffel


Veja também:
Esta é a «Grande Muralha da China Europeia» – a segunda maior do mundo
Macau: 20 sugestões para uma das melhores viagens da sua vida

Partilhar