Em 1994, quando nasceu a Volta ao Mundo, as viagens tornavam-se cada vez mais acessíveis e os destinos mais abertos a receber turistas. E o Vietname não fugiu à regra.

Este foi um ano especial por vários motivos, entre eles o facto de a cidade de Ho Chi Minh, no sul do Vietname, ter sido projetada para a ribalta e para as listas de inúmeros viajantes. Foi nesse ano que o país abriu portas aos visitantes internacionais.

Em 1995, na primeira contabilização de visitas internacionais, por parte do Ministério da Cultura, Desporto e Turismo, o país recebeu cerca de 1,3 milhões de viajantes internacionais – um feito incrível dado que o país estava a reinventar-se.

Gradualmente, as entradas internacionais no Vietname foram aumentando e, em 2018, registaram-se cerca de 15,5 milhões, levando à conquista, pela primeira vez, do prémio de Melhor Destino Asiático, nos World Travel Awards de 2018. E até setembro de 2019 o país já recebeu quase 13 milhões de viajantes.

A cidade de Ho Chi Minh, que ainda hoje muitos conhecem por Saigão, beneficiou bastante com a abertura do país aos viajantes. Hoje, a maior cidade e centro financeiro do Vietname, com cerca de 8,5 milhões de habitantes, é altamente cobiçada pelos turistas, principalmente entre dezembro e abril, quando a humidade baixa e as temperaturas altas surgem.

Razões não faltam para explorar esta frenética cidade e os viajantes sabem disso. Em 2018, foi a cidade do Vietname com mais visitantes internacionais, 7,5 milhões, ultrapassando a capital do país, Hanói, com 5,5 milhões. Desde o Museu dos Vestígios de Guerra ao Giác Lâm Pagoda, um dos templos budistas mais antigos do país, a cidade é viciante. Há um pouco de tudo e para todos, só precisa de ter energia para acompanhar o ritmo desta metrópole.

Pode explorar o passado do país e da cidade no Museu de História, visitar o Pagode do Imperador Jade, templo construído em 1909 para homenagear o deus taoísta Ngoc Hoang, assistir a uma missa na Catedral de Notre-Dame e ainda descobrir o Museu de Belas-Artes.

Para mais informações, visite o site oficial do turismo do Vietname.

Imagem de destaque: Shutterstock/D.R

Partilhar