Vai a Paris brevemente? Conheça os cinco melhores locais para comer nesta cidade europeia, sugeridos pelo chef João Rodrigues.

Texto de Cláudia S. Carvalho

A ideia de ser chef pareceu-lhe uma boa escolha pela vida alternativa que podia proporcionar. Estar fora de um escritório, poder viajar e conhecer outras culturas foram os chamarizes. Do curso na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa até à cozinha do restaurante Feitoria muito aconteceu, mas o que mais o marcou foi a possibilidade de trabalhar com dois chefs franceses no Hotel Ritz que lhe passaram a paixão pela cozinha francesa. Um amor que nunca mais morreu.

O trabalho que faz no restaurante Feitoria explica muito daquilo em que acredita e que vai além da comida. João Rodrigues começou por querer ser biólogo marinho, mas mantém-se em contacto com a natureza, à mesa. [Imagem: D.R.]

Apesar de nunca ter trabalhado fora de Portugal (uma má experiência terá sido determinante), reconhece que as viagens fazem parte da sua formação. E confessa que muitas vezes escolhe o destino em função dos sítios onde quer comer.

Paris é a sua meca. Continua a surpreender-se e fala de como a cozinha francesa é a base da cozinha contemporânea, com evoluções e caminhos diferentes ou servindo de ponto de partida para outras inovações. Aceitou assim o desafio de escolher cinco sítios a não perder.

Ao amor pela cozinha francesa junta outro, pela cozinha portuguesa e confessa o fascínio pela nipónica – por isso mesmo, o Japão está na lista de próximas viagens. Para já, a viagem continua no Altis Belém (Feitoria), onde está há 11 anos, com paragens no Rossio Gastrobar (Altis Avenida) e no Mercado da Ribeira. Em 2020 há mais destinos para revelar.

Imagem de destaque: D.R.

Partilhar