Foi considerada uma das maiores obras de engenharia do século XX. O túnel da Mancha, quarenta metros abaixo do leito do canal da Mancha, que separa Inglaterra da Europa continental, é composto por três túneis paralelos, cada um com cinquenta quilómetros de comprimento.

Nos dois principais circulam o comboio de passageiros de alta velocidade Eurostar e o Le Shuttle, que transporta veículos particulares, coletivos e de carga, de forma semelhante a um ferry. O terceiro túnel funciona como via de serviço, assegurando operações de manutenção e segurança.

A 6 de maio de 1994 o túnel foi inaugurado pela rainha Isabel II e pelo presidente François Mitterrand. As viagens começaram em novembro, exatamente no mesmo mês em que a Volta ao Mundo ia para a banca pela primeira vez. A Grã-Bretanha «deixava de ser uma ilha», escreviam os jornais The Guardian e Libération.

Os primeiros comboios do Eurostar tinham capacidade para 750 passageiros e viajavam a uma velocidade máxima de 300 quilómetros por hora. Até agora a frota já transportou mais de 150 milhões de passageiros entre Londres e a Europa continental e os novos comboios têm capacidade para 900 passageiros e poderão atingir os 320 quilómetros por hora.

O Le Shuttle liga Folkestone em Inglaterra a Calais em França, numa viagem de cerca de meia hora, enquanto o Eurostar liga diretamente Londres a Paris (cerca de 2h30), a Lille (cerca de 1h40), a Bruxelas (cerca de 2h15), a Roterdão (cerca de 3h15) e, desde 2018, a Amesterdão (cerca de 4 horas).

A obra veio facilitar o transporte de passageiros mas em especial de mercadorias chegando a atingir sete mil camiões por dia, em ambos os sentidos. Atualmente um dos grandes desafios que ambas as empresas, Eurostar e Eurotunnel, têm de enfrentar é o regresso das fronteiras que pode ser causado pelo Brexit. A ver vamos…

Preços

Le Shuttle
Os preços começam nos 75 euros por carro (e até nove nove passageiros) mas variam de acordo com o tipo de veículo, a antecedência de compra, a flexibilidade marcação e a duração da estada.
eurotunnel.com

Eurostar
Uma viagem entre Londres e Paris pode custar cerca de 35 euros, mas os preços variam de acordo com a antecedência da compra e a frequência das viagens.
eurostar.com

25 anos

O Eurostar está a assinalar os 25 anos com uma galeria de imagens memoráveis dos últimos 25 anos partilhadas por alguns passageiros famosos em áreas tão variadas como culinária, moda, desporto, cinema e outras. Todos os passageiros são convidados também a partilhar as suas fotos e memórias, habilitando-se a ganhar bilhetes.
eurostar.com/uk-en/25years/your-stories

Ambiente

Dados oficiais mostram que uma viagem de comboio de alta velocidade entre Londres e Amesterdão representa 80 por cento menos de emissões de carbono por passageiro do que a mesma viagem de avião.

Arte

A Eurotunnel comissionou o artista de arte urbana franco-britânico YZ (eyes) para criar um mural na entrada do túnel em Coquelles e em Sunny Sands Beach, em Folkestone, como símbolo da ligação inabalável entre o Reino Unido e França.

Imagem de destaque: Direitos Reservados

Partilhar