Um pouco por toda a Europa, o espírito natalício já se instalou. Luzes, música e aroma a doces típicos não faltam nas grandes – e pequenas – cidades. A magia da quadra está em todo o lado. Descubra a nossa seleção de mercados de Natal para conhecer nesta época festiva.

Cracóvia, Polónia
29 de novembro a 26 de dezembro de 2019
A praça principal da Cidade Velha de Cracóvia é um dos lugares mais bonitos para conhecer durante os meses de novembro e dezembro. As bancas de madeira com comida de rua e presentes de Natal, os eventos culturais e os espetáculos de música nas igrejas históricas são as principais atrações das festividades deste destino nesta época. Não deixe de ver também o concurso de presépios, exibidos em diversas zonas da cidade e no Museu Etnográfico.
Saiba mais em visitkrakow.com

Zagreb, Croácia
30 de novembro de 2019 a 7 de janeiro de 2020
Considerada pela organização European Best Destinations (EBD) como o melhor destino de Natal da Europa em 2016, 2017 e 2018, a capital croata merece (mesmo!) uma visita nesta altura do ano. As ruas e as praças da cidade enchem-se de magia, convidando os viajantes a entrar no espírito da quadra. Reúna a família e voe até Zagreb para festejar o Natal. Visite a Praça Josip Jelačić, o Parque Zrinjevac e ainda a Praça King Tomislav.
Saiba mais em adventzagreb.com

Bruxelas, Bélgica
29 de novembro de 2019 a 5 de janeiro de 2020
Na capital belga não falta animação nesta época do ano. O evento de Natal Winter Wonders decorre em diversos locais desta cidade europeia, como a Praça de Sainte Catherine ou a Grand-Place de Bruxelas. Os visitantes podem degustar diversas especialidades gastronómicas, como queijos, chocolates, waffles, crepes ou vinho quente, comprar presentes de Natal nas mais de 200 bancas do mercado, patinar na pista de gelo coberta ou andar nos carrosséis e na roda-gigante.
Saiba mais em brussels.be/winter-wonders

Metz, França
20 de novembro de 2019 a 5 de janeiro de 2020
As seis principais praças desta cidade do nordeste de França enchem-se de mercados de Natal nesta altura. A magia da quadra espalha-se por Metz: iluminações, doces natalícios, carrosséis e esculturas de gelo no Frozen Fairyland. Este é o mercado mais visitado da região francesa de Lorraine e o segundo mais visitado de França, depois de Estrasburgo.
Saiba mais em tourism-lorraine.com

Munique, Alemanha
27 de novembro a 24 de dezembro de 2019
Nesta época do ano, a capital da Baviera enche-se de luzes e animação para dar as boas-vindas à quadra natalícia. O mercado de Natal mais conhecido de Munique é também o mais antigo. Chama-se Christkindlmarkt, remonta ao século XIV e está instalado na Marienplatz, no centro da cidade. Deixe-se encantar pela árvore de trinta metros e pelas barraquinhas que vendem vinho quente e pratos típicos.
Saiba mais em simply-munich.com

Budapeste, Hungria
8 de novembro de 2019 a 1 de janeiro de 2020 (Praça Vorosmarty)
22 de novembro de 2019 a 1 de janeiro de 2020 (Basílica de Santo Estêvão)
Os principais mercados de Natal de Budapeste, que atraem centenas de milhares de curiosos todos os anos, decorrem na Praça Vorosmarty e em frente à Basílica de Santo Estêvão. Entre lojas de artesanato, degustações de vinhos, pista de gelo, workshops, concertos gratuitos e videomappings, há atrações para todas as idades. Não deixe de provar as delícias da culinária húngara, como o famoso kürtőskalács.
Saiba mais em budapestchristmas.com

Percorra a fotogaleria acima para ver imagens de alguns destes mercados de Natal.


Artigo publicado originalmente na edição de dezembro de 2019 da revista Volta ao Mundo, número 302.

Partilhar