Distinguidos em 1994 na primeira edição dos World Travel Awards, estes são alguns dos locais, companhias e hotéis que, 25 anos depois, continuam a dar cartas.

O ano de 1994 foi de revolução. Não apenas para o negócio do turismo, mas para o mundo. O advento da internet pública e acessível a todos os cidadãos modificou não só a sociedade, mas também a forma de viajar. A informação sobre os destinos, companhias aéreas, hotéis, agências de viagem, guias e preços democratizou-se. Foi o começo da era dos «especialistas». Um quarto de século depois isso sente-se ainda mais.

Com um bom smartphone ou máquina fotográfica, um sorriso conquistador e um corpo bem trabalhado, os influenciadores do mundo das viagens fizeram com que as regras do jogo mudassem. Não são apenas os escritores e jornalistas que têm uma palavra a dizer quanto às próximas tendências de locais únicos para descobrir. Mas olhando para trás, há coisas que não mudam, como a qualidade, a objetividade e os projetos que pouco têm de efémero. Em 1994 decorreu a primeira edição anual dos World Travel Awards e houve nomes familiares na lista de premiados.

Em África, por exemplo, o principal grupo hoteleiro distinguido foi o Sun International, do qual faz parte, por exemplo, o complexo de Sun City, na África do Sul. Paraíso na selva poderia ser o seu cognome. É também deste grupo o hotel The Maslow, em Joanesburgo, onde os profissionais da Volta ao Mundo já ficaram em reportagem (tal como em Sun City).

No Médio Oriente, a companhia aérea distinguida há 25 anos foi a Emirates. É preciso dizer muito mais? Esta companhia com mais de 270 aviões na sua frota está entre as dez maiores do planeta em termos de receitas e passageiros transportados, tendo já sido parceira da Volta ao Mundo, por exemplo, nos programas de televisão apresentados semanalmente na RTP. Em 1994, o aeroporto mais importante do mundo foi o Changi, em Singapura. Adivinhem… em 2018 passaram 65 milhões de passageiros por lá fazendo dele um dos mais movimentados a nível internacional.

Do ar para o mar, recordamos que, há 25 anos, o prémio de World’s Leading Cruise Line foi a Royal Caribbean. Hoje, a empresa de cruzeiros continua a estar nas primeiras posições quanto à escolha dos consumidores. E aqui na Volta ao Mundo continuamos a mostrar aos nossos leitores os melhores percursos que podem ser feitos pelos mares da Europa, das Américas e da Ásia.

Imagem de destaque: Direitos Reservados

Partilhar