Sabe qual é a razão para que a temperatura a bordo dos aviões seja sempre tão fria? Finalmente existe uma resposta a esta questão.

Nem todos os viajantes acham confortável passar várias horas sentados, sob baixas temperaturas. Porém, existe uma razão médica para que o ar seja tão frio a bordo das aeronaves. Acredite, é para o seu benefício.

A ASTM International, órgão americano que desenvolve e testa normas técnicas para materiais e produtos, realizou um estudo onde analisou a relação entre os desmaios dos passageiros durante as ligações aéreas, a pressão e a temperatura das cabines.

De acordo com a Reader’s Digest, os resultados revelaram que as pessoas têm mais facilidade em desmaiar durante ligações aéreas, devido a uma condição médica conhecida como hipoxia. É uma circunstância onde os tecidos do corpo não recebem oxigénio suficiente, normalmente gerada por uma falta do mesmo no sangue.

A grande pressão nas cabines e as altas temperaturas podem acelerar esta reação – algo bastante comum em viajantes. A privação de oxigénio pode ter efeitos negativos no corpo humano, impedindo-o de executar processos biológicos básicos.

Como as temperaturas corporais variam de pessoa para pessoa, as companhias aéreas regularizam o ar nas cabines mantendo sempre o clima mais frio e todos os passageiros em segurança.

Não é apenas a temperatura a bordo dos aviões que pode influenciar a sua saúde, também há alimentos que não deve ingerir durante um voo. Descubra quais são na fotogaleria acima.

Imagem de destaque: Shutterstock/D.R

Partilhar