Bali é a ilha mais conhecida da Indonésia. É, aliás, o destino do arquipélago preferido da maioria dos turistas e um ponto de paragem obrigatório para quem viaja pelo Sudeste Asiático. No entanto, sendo o país com mais ilhas do mundo, a Indonésia tem muitos outros locais que dão rosto a este paraíso.

Também conhecida como a «Ilha dos Deuses», Bali é considerada muitas vezes como o melhor destino do mundo (chegou a ficar em primeiro lugar nos Choice Awards 2017 do site TripAdvisor). Apesar de não querer diminuir a importância da ilha e as suas particularidades, o governo da Indonésia está empenhado em demonstrar que o país tem outros lugares igualmente paradisíacos que merecem uma visita. Talvez tenha sido por falta de informação ou de divulgação que eles foram postos de parte. Mas a verdade é que chegou a hora de os apresentar ao resto do mundo.

Foram, por isso, apresentados dez destinos alternativos: Lago Tola na Sumatra do Norte, Tanjung Kelayang em Bangka Belitung, Tanjung Lesung em Banten, as Mil Ilhas, Borobudur em Java Central, Monte Bromo, Tengger e Semeru em Java, Mandalika em West Nusa Tenggara (Sonda Ocidental), Labuan Bajo em East Nusa Tenggara (Sonda Oriental), Wakatobe em Southesat Sulawesi (Celebes do Sudeste) and Norotai in North Maluku (Molucas Setentrionais).

Segundo Hiramsyah Sambudi, Ministro do Turismo da Indonésia, estas zonas estão agora a receber a atenção do governo, que pretende também melhorar o estado de alguns aeroportos – como Adi Sumarmo, em Surakarta, Java Central; Kualanamu em Medan, e Lombok International em West Nusa Tenggara (Sonda Ocidental). O objetivo é que se tornem paragens internacionais e que o acesso a estes destinos se torne mais fácil.

As agências de viagem e companhias aéreas receberam instruções para promover estas dez «novas Balis», aumentando o número de pacotes para estes locais e dando-lhes maior importância.

Veja as fotografias destes destinos na fotogaleria. Talvez venha a incluir alguns deles na sua próxima viagem à Indonésia.

Imagens: Direitos Reservados

Partilhar