Todos sabemos que se deve usar protetor solar no verão, quer seja durante um dia na praia ou num passeio pela cidade. Mas sabia que deveria usar protetor?

Os dermatologistas aconselham que diariamente todas as pessoas usem protetor solar (SPF30) para evitar sinais de envelhecimento, bem como cancro de pele, uma vez que basta andar na rua para estar exposto a raios solares. No entanto, quando está a bordo de um avião isso também acontece. Embora as janelas num avião sejam pequenas, a luz é muito intensa quando voa.

Sweta Rai, Médica da Associação Britânica de Dermatologistas, disse ao The Sun Online Travel: «Os pilotos têm um grande risco de cancro de pele e danos induzidos pelo sol por causa da luz intensa. As janelas do cockpit são enormes e, por isso, devem usar protetor solar. Aliás, a maioria já o sabe. Mas os passageiros também devem fazer o mesmo. A janela ao seu lado pode ser pequena, mas está mais perto da camada de ozono num voo do que quando está em terra. Os raios do sol são muito mais nocivos à altitude a que um avião voa. Todos devemos usar protetor solar quando voamos».

Se uma pessoa usar um creme hidratante diário com SFP (Sun Protection Factor) de 30 ou mais, não precisa de se preocupar. Mas, mesmo que o faça, a Dra. Rai recomenda que volte a aplicá-lo a cada duas horas, especialmente em voos de longa duração.

Além de um Fator de Proteção Solar de pelo menos 30, a dermatologista aconselha protetores com filtros UVA e UVB e com uma classificação de cinco estrelas. «É preciso colocá-lo em todos os locais que possam estar expostos às radiações solares uma hora antes de voar», afirma.

As roupas que usa nem sempre dão proteção solar total. Ou seja, o melhor é aplicar em todo o corpo. Aliás, pode optar por usar protetor solar em vez do seu hidratante normal.

Tudo o que sempre ouviu sobre o uso de maquilhagem quando voa provavelmente também está errado – como Sweta Rai diz, ela pode realmente ajudar a proteger a sua pele: «a maquilhagem em si pode dar-lhe alguma proteção. Mas não dará tanta proteção como um protetor, a menos que use uma base SPF30».

Além disso, é também recomendado o uso de óculos de sol num voo de longa duração – a maioria dos pilotos já o faz – para proteger os olhos.

Percorra a fotogaleria acima para descobrir os piores comportamentos que pode ter a bordo de um avião.

Imagem de destaque: iStock

Partilhar