A Volta ao Mundo já esteve na Islândia e, para muitos, é a viagem de sonho. O destino de uma vida. E não fica longe, na Europa, já próximo do Círculo Polar Ártico, é certo, mas a poucas horas de voo de distância. É precisamente a sua localização que lhe empresta tantas e tão especiais características.

O país mais novo do planeta, geologicamente falando, uma terra «viva» – a sua massa terrestre cresce todos os anos cerca de cinco centímetros – em que os cinco elementos vivem em luta permanente. Estão aqui alguns dos maiores e mais ativos vulcões do planeta, o maior glaciar da Europa, a maior cascata, geysers, praias de areia preta, campos de lava, lagoas glaciares, piscinas geotermais, icebergs e até elfos, dizem alguns, criaturas mitológicas que povoam o imaginário local.

É uma terra de fantasia, mágica, selvagem, pura, viva, bela, às vezes bruta, um misto de paraíso e inferno, realidade e ficção, em que só os islandeses seriam capazes de (sobre)viver. Há um antes e um depois de uma visita à Islândia.

Conheça 20 locais que não pode perder na Islândia, na fotogaleria acima.

Texto de João Ferreira de Oliveira – Fotografias Direitos Reservados

Partilhar