Veja as fotografias e descubra descubra o que nunca lhe disseram sobre os navios de cruzeiro, clicando nas setas.
[Imagens: Shutterstock]
1. Os funcionários dos EUA são os piores trabalhadores a bordo
Em cada navio podem coexistir cidadãos de mais de 60 nacionalidades. Com horários que podem chegar às 300 horas por mês, os norte-americanos acabam por receber mais do que os seus colegas de países em vias de desenvolvimento. A culpa é do dólar, dizem os entendidos.
2. A tripulação está treinada para ataques de piratas
A situação é rara, mas pode ocorrer. Os tripulantes têm indicações para, em caso de ataque, afastar os hóspedes das janelas e defender o navio com ajuda de canhões de água
3. Quer perder peso? Vá trabalhar para um cruzeiro
Enquanto os passageiros passam o dia em volta do buffet, os funcionários têm sempre alguma coisa para fazer: arrumar e limpar os quartos, aspirar corredores, servir refeições, limpar os decks, entre outras atividades. Num mês, um tripulante pode perder até cinco quilos.
4. Pregar partidas aos passageiros
Os membros da tripulação gostam de interagir com os passageiros. Isso passa por inventar histórias, como dizer que, na área dedicada aos tripulantes, há outras atrações, como pista de bowling.
5. Fora de serviço, vale tudo
Quando termina o turno, os tripulantes também gostam de se divertir. E isso significa, quase sempre, beber. E muito. Os preços são sempre mais baixos do que no bar dos passageiros, os tripulantes asiáticos são doidos por karaoke e as hormonas tendem a estar em ebulição.
6. Seduzir passageiros é proibido
São as regras das empresas. Se um tripulante for apanhado em atos sexuais com um passageiro, o mais certo é ser despedido na paragem seguinte do navio. Tudo para que a companhia não seja posteriormente processada por abuso sexual.
7. O Grande Irmão não falha
Por todo o navio (fora das cabinas), há câmaras de vigilância a funcionar. Tome atenção ao que faz.
8. O maior poder do passageiro
No fim da viagem, a cada cliente é pedido que preencha um formulário sobre a sua experiência a bordo. A forma como se elogia ou critica a tripulação e o serviço influenciam diretamente o valor que os funcionários vão receber de salário e de bónus. Referir pela positiva o nome de um funcionário vai tornar o mês dessa pessoa bem mais simpático.
9. Vidas duplas
As longas temporadas passadas a bordo fazem com que muitos tripulantes tenham vidas duplas. Podem ter maridos e mulheres em casa e outro relacionamento fixo no navio.
11. Código secreto
Em caso de emergências a bordo, as mensagens são transmitidas pelo sistema sonoro do navio em forma de código. Código Adam, por exemplo, quer dizer “criança desaparecida”. Alfa é para emergência médica, Oscar é homem ao mar e Bravo é incêndio a bordo.
12. As Mafias a bordo
Os tripulantes dividem-se em grupos, de acordo com a sua nacionalidade ou com as atividades desempenhadas no navio. Por exemplo, os indianos são tidos muitas vezes como responsáveis por arranjar comida para as festas da tripulação. Os filipinos encarregam-se normalmente do álcool.
13. A morgue do navio
Tem que haver uma, já que cerca de 200 pessoas por ano morrem em navios de cruzeiro. Estas morgues podem albergar até seis corpos.
14. Vão partir sem si
Se for a terra numa excursão e falhar a hora de regresso, fique a saber que não vão esperar por si. A multa que a companhia terá de pagar para exceder o tempo de permanência no porto não compensa a espera. Volte a horas, é melhor.
Desde 1 de janeiro, a Norwegian Cruise Line tornou-se a primeira empresa de cruzeiros a eliminar por completo as garrafas plásticas de uso único de toda a sua frota.
A Norwegian Cruise Line anunciou uma nova parceria com a JUST® Goods, Inc., o que permitiu que a empresa de cruzeiros substituísse todas as garrafas plásticas de uso único na sua frota de 17 navios, começando já com o mais recente, o Norwegian Encore. A companhia vai retirar do meio ambiente mais de seis milhões de garrafas plásticas por ano.
Este é mais um passo de sustentabilidade por parte da Norwegian Cruise Line. Em 2018, a empresa já tinha eliminado as palhinhas de plástico de uso único da sua frota e dos destinos privados.
Impulsionados pelo programa ambiental Sail & Sustain, a companhia pretende minimizar o desperdício em aterros, reduzir a taxa de emissões de CO2, aumentar o uso de fontes sustentáveis e investir em novas tecnologias.
Em comunicado, o presidente e CEO da Norwegian Cruise Line, Harry Sommer, afirmou: «Enquanto linha de cruzeiros líder, estamos contentes por ter este impacto, eliminando garrafas de bebidas descartáveis em toda a nossa frota. É apenas uma das maneiras pelas quais trabalhamos e nos esforçamos para preservar os nossos oceanos e os destinos que visitamos. Embora este seja apenas o começo daquilo que podemos fazer, estamos incrivelmente comprometidos com o nosso programa Sail & Sustain e acreditamos sinceramente na importância de preservar os nossos recursos naturais. Continuaremos a esforçar-nos para tomar decisões ambientalmente conscientes em benefício do nosso planeta».
Fundada pelo rapper, compositor e ator norte-americano Jaden Smith e pela sua família, a JUST Goods tem uma abordagem inovadora para obter e aproveitar o recurso mais valioso do mundo – a água. A empresa concentra-se num modelo de impacto, tendo em conta os locais onde a água é obtida e como é engarrafada e embalada.
Para mais informações sobre os navios e os itinerários da Norwegian Cruise Line, visite o site da companhia de cruzeiros.
Percorra a fotogaleria acima para descobrir o que nunca lhe disseram sobre os navios de cruzeiro.