É assim que se celebra o Ano Novo Chinês em Lisboa
[Imagem: Shutterstock/D.R}

As celebrações do Ano Novo Chinês já começaram e Portugal não foge à regra. O ano do Rato chega dia 25 de janeiro, mas os festejos começam já este fim de semana.

Com o fim do ano do Porco, no dia 24 de janeiro, é altura de recomeçar o calendário chinês e dar as boas-vindas ao ano do Rato. Na tradição chinesa e calendário lunar, o Rato é o primeiro de 12 signos e representa a agilidade, a inteligência e a acumulação de riqueza.

O Ano Novo Chinês assinala-se oficialmente a 25 de janeiro, mas as celebrações começam mais cedo. Este ciclo é determinado pelo calendário lunar e não pelo gregoriano, o que leva a data a mudar de ano para ano e as festividades a estenderem-se por vários dias.

Esta é uma das datas mais importantes para as comunidades chinesas e uma ótima oportunidade para mostrar à população portuguesa os costumes e tradições, dinamizando relações interculturais. E, claro, as celebrações decorrem um pouco por todo o país.

Lisboa vai voltar a receber o Ano Novo Chinês em festa. Para dinamizar as celebrações na capital portuguesa, a Embaixada da China em Portugal e a Câmara Municipal de Lisboa, com o apoio de várias instituições, organizam um programa de dois dias para celebrar o Ano Novo chinês. Ao longo deste fim de semana, 18 e 19 de janeiro, estão agendados vários desfiles, feiras e espetáculos na Alameda da Fonte Luminosa, entre as 10h e as 17h.

Numa nota publicada na página de Facebook da Câmara Municipal de Lisboa pode ler-se: «O Ano Novo Chinês, a festa mais aguardada pelos chineses espalhados pelo mundo, volta a ser celebrado em Lisboa a 18 e 19 de janeiro. O novo ano, que também é a Festa da Primavera, está sob a égide do Rato, o primeiro animal do zodíaco chinês que representa a agilidade, a inteligência e a acumulação de riqueza.»

Vídeo.mov

O Ano Novo Chinês, a festa mais aguardada pelos chineses espalhados pelo mundo, volta a ser celebrado em Lisboa a 18 e 19 de janeiro. O novo ano, que também é a Festa da Primavera, está sob a égide do Rato, o primeiro animal do zodíaco chinês que representa a agilidade, a inteligência e a acumulação de riqueza. #Lisboa #China

Publicado por Câmara Municipal de Lisboa em Quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

No dia 18, sábado, a feira tradicional abre as portas às 10h e encerra às 17h, com artesanato, objetos decorativos do ano novo e gastronomia chinesa, na Alameda Dom Afonso Henriques (Fonte Luminosa). O desfile ocorre entre as 11h e o 12h30 e vai tomar conta da Avenida Almirante Reis, em Lisboa, com dança, dragões e muitas lanternas a guiar o percurso.

Já no dia 19, domingo, a feira tradicional continuará aberta das 10h às 18h e o espetáculo de Ano Novo Chinês terá lugar entre as 14h e as 17h. O encerramento das festividades ocorre às 18h.

Para mais informações visite o site da Câmara Municipal de Lisboa.

Imagem de destaque: Shutterstock/D.R

Partilhar