De acordo com um novo estudo, o que comemos durante as férias pode ser mais prejudicial para o meio ambiente do que os voos para o destino.

Segundo as conclusões de um relatório pedido pelo grupo de turismo ecológico Responsible Travel, os pacotes de férias com tudo incluído tendem a ser danosos para o ambiente, graças ao desperdício alimentar resultante deste regime de alojamento.

A análise foi levada a cabo por um grupo de cientistas da Universidade de Lund, na Suécia, e da Universidade de Queensland, na Austrália. Os especialistas verificaram a pegada de carbono em várias modalidades de férias, calculando as emissões relativas a alimentos consumidos, a alojamentos e a viagens.

A pesquisa ditou que, para uma viagem com a duração de dez dias com tudo incluído para o oeste de França, as emissões relativas a alimentos foram de cerca de 110 kg por pessoa e a viagem de avião foi de 102 kg. Já umas férias para três pessoas na Croácia (sem regime de tudo incluído) teve 58 kg de emissões por pessoa para os alimentos, contudo, a viagem, que incluiu voo, foi de 243 kg (uma vez que a distância é maior).

Para reduzir o desperdício alimentar, os responsáveis pelo estudo afirmaram que as empresas que organizam viagens deveriam oferecer produtos locais e sazonais à base de plantas aos viajantes e alojamentos alimentados por energias renováveis.

«Sabemos que temos que viajar menos de avião, mas esse não é o único colaborador significativo das emissões de carbono nas suas férias. A comida que come é uma fonte significativa e, por vezes, a maior fonte de CO2», frisou Justin Francis, fundador e CEO da Responsible Travel, citado pelo The Telegraph. «Para atingir a meta de carbono zero líquido em 2050, precisaremos de voar menos e de mudar o que comemos», acrescentou o responsável.

Percorra ainda a fotogaleria acima para conhecer os alimentos que não deve comer durante o voo.

Imagem de destaque: iStock

Partilhar