Não, não é um sonho. Há mais uma vila italiana que colocou várias casas à venda por apenas um euro. Descubra mais sobre esta localidade na fotogaleria acima.

A pitoresca localidade italiana de Bisaccia, em Avelino, na região de Campânia, no sul de Itália, colocou cerca de 90 propriedades à venda por apenas um euro. No entanto, as casas não se encontram nas melhores condições.

Muitas delas estão em ruínas e a população está a envelhecer aos poucos, a emigração combinada com uma série de terramotos graves tem contribuído para o desaparecimento desta comunidade – hoje, tem apenas 5 mil habitantes. Em contrapartida, espera-se que os compradores renovem as habitações antes de se mudarem.

De acordo com a CNN Travel, a localidade de Bisaccia é conhecida como a «cidade gentil», porque, apesar das dificuldades, os seus habitantes sempre foram respeitadores, acolhedores, trabalhadores e resilientes.

O vice-presidente da câmara, Francesco Tartaglia, espera que várias famílias e grupos de amigos considerem a possibilidade de se mudar para Bisaccia. Em declarações à CNN Travel, Tartaglia afirmou: «Enfrentamos uma situação muito complicada e particular. A área abandonada concentra-se na parte mais antiga da vila. As casas abandonadas estão agrupadas, umas ao lado da outras. Algumas até compartilham a mesma entrada.»

Acrescenta: «É por isso que queremos dar as boas-vindas a famílias, grupos de amigos e investidores que queiram unir as suas capacidades. Queremos incentivá-los a comprar mais do que uma casa para realmente ter um impacto maior.»

Bisaccia não é a primeira vila italiana a vender habitações por valores tão baixos, mas, ao contrário de outras regiões, as autoridades são donas das casas abandonadas. Aqui, os compradores terão mais facilidade na compra já que as negociações serão feitas diretamente com a Câmara, não tendo de passar pelas longas negociações com os proprietários originais.

O vice-presidente assegura ainda: «É uma garantia de que o processo de compra será rápido e sem problemas. Não será necessário encontrar os descendentes dos antigos proprietários para concluir o negócio.»

Bisaccia é uma região com muito para descobrir. Há cavernas e catacumbas da Idade do Bronze, trilhos para caminhar nas colinas em redor da localidade e todos os tipos de macarrão que possa imaginar. E, claro, sem nunca esquecer o Carnaval celebrado com máscaras tradicionais, feiras e gastronomia local.

Tartaglia conclui: «Os recém-chegados serão mimados e muito bem recebidos. Queremos que este lugar volte a brilhar novamente.»

Para mais informações sobre como adquirir os imóveis, visite o site oficial da Câmara de Bisaccia.

Percorra a fotogaleria acima para descobrir um pouco mais sobre esta pitoresca vila italiana.

Imagem de destaque: iStock/D.R

Partilhar