Se muitos conhecem e visitam a vizinha Croácia, ficando encantados com as praias de águas calmas, menos serão os que se aventuram a passar férias na pequena República do Montenegro.

Tendo feito parte da anterior Jugoslávia, o Montenegro adquiriu a sua independência em 2006, após referendo. Banhado pelo mar Adriático e com a Albânia a sul, o país tem usufruído da presença dos albaneses, que em finais do século XX abriram as suas portas ao Ocidente.

A capital, Podgorica (anteriormente Titogrado), é a base cultural, industrial e económica do país. É nela que trabalham cerca de 44 por cento dos habitantes. Quase totalmente arruinada durante a Segunda Guerra Mundial, foi reconstruída, tendo um ar moderno que convive com monumentos e vestígios históricos.

Percorra a fotogaleria acima para ver mais imagens da pequena República do Montenegro.


Locais a visitar

National Park Skardarsko ou Lago Skadar
Trata‑se do maior lago dos Balcãs, conhecido pela sua flora rara e pelas aves fora do comum.

Sahat‑kula Adzi‑pasa Osmanagica
A Torre do Relógio, construída em 1667, é hoje um monumento muito visitado pelos turistas.

Praias
O destino de praia mais conhecido de Montenegro é Budva. No entanto, se quer fugir aos turistas, visite Sveti Stefan, duas praias em forma de meia‑lua com um istmo que leva a uma ilhota. É aí que se encontra o Hotel Aman SvetiStefan, que tem a concessão de uma das praias e onde é bastante caro alugar um guarda‑sol e uma espreguiçadeira. A outra praia em meia‑lua é pública. A paisagem é deslumbrante: pela frente, as águas cristalinas do Adriático; atrás, a cadeia montanhosa e imponente do Montenegro.

Eventos

Festival da Mimosa
Todos os anos, no mês de fevereiro, celebra‑se a temporada das flores. O evento principal é o chamado Festival Mimosa, que decorre em Herceg Novi. A flor mimosa, que floresce no final do inverno, é a figura principal do evento. Todos os meses de fevereiro, desde 1969, os montenegrinos mascaram‑se e dançam nas ruas.

International Festival KotorArt
É um dos festivais de arte mais complexos e importantes para a cultura do país. Nele, reúnem‑se os melhores artistas internacionais, atraindo público de todo o mundo. Habitualmente, começa em fins de junho e dura até meados de agosto.

Quando ir

O clima de Montenegro é, no geral, ameno, com verões quentes e secos; no inverno costuma chover com alguma frequência. Por isso, a melhor altura para visitar o Montenegro são os meses de primavera e verão, entre maio e setembro.

Como ir

O aeroporto internacional fica a nove quilómetros de Podgorica. A Montenegro Airlines voa de Lisboa a partir de 212 euros (ida).

Imagem de destaque: Direitos Reservados

Partilhar