Atenção: não ignore os sinais de um possível esgotamento. Provavelmente, estará mesmo a precisar de férias.

Muitas pessoas não tiram os dias de férias a que têm direito – que, na maioria dos casos, são 22 dias úteis -, ou porque o trabalho é muito e não têm tempo para isso, ou porque se sentem culpadas se o fizerem.

Uma pesquisa realizada pela empresa de seguros de viagem Allianz Global Assistance, em agosto de 2017, concluiu que 48% dos millennials não usam todo o seu tempo de férias. Numa pesquisa anterior, a Allianz já tinha revelado que 53% dos americanos tinham passado um ano ou mais sem férias, e que 37% tinham passado mais de dois anos sem um único dia de lazer.

E se considera estranho que muitas pessoas não tirem férias por se sentirem culpadas ou por terem vergonha de o fazer, saiba que é esta uma realidade bastante comum – pelo menos noutros países. No ano passado, o Project Time Off da U.S. Travel Association já explicava a ideia de vergonha das férias com o facto de dois terços dos entrevistados declararem que a «cultura da empresa é ambivalente, desencorajadora ou envia mensagens confusas sobre o tempo livre».

No entanto, a importância das férias não pode ser subestimada. O site Psychology Today apresenta dados que mostram como as férias podem reduzir os níveis de stress. Além disso, 81% dos diretores e gerentes de empresas concordam que as férias atenuam um possível esgotamento, que pode causar graves problemas de saúde física e emocional, se for ignorado.

Felizmente, o esgotamento pode ser evitado se cada um aprender a reconhecer quando tem de descansar e tirar umas férias, mesmo que seja para passar uns dias em casa sem trabalhar.

Conheça os sinais de que está a precisar de umas férias, na fotogaleria acima.

Imagem de destaque: iStock/D.R

Partilhar