Com o ano a começar, escolhemos 12 destinos para descobrir em 2020. Longe, perto, acessíveis ou de sonho, quase desconhecidos ou reis da popularidade. Um por cada mês do ano, para que os horizontes nunca fiquem curtos.

JANEIRO
Costa Rica
É um dos países com maior biodiversidade do planeta (cerca de cinco por cento de todas as espécies existentes), está virado para a sustentabilidade, é seguro e não possui forças armadas desde 1948, tendo destinado essa verba para educação, ambiente e cultura. Este santuário na América Central é conhecido por vulcões, praias, caminhadas, vida selvagem e cidades históricas, mas também pelo carisma da sua população, os ticos. Siga o lema nacional: «Pura vida!»
A VISITAR Vulcão Arenal, Parque Nacional Manuel Antonio, Parque Nacional Tortuguero
VOOS A partir de 646 euros em iberia.com
MAIS INFORMAÇÕES visitcostarica.com

FEVEREIRO
Cartagena das Índias, Colômbia
Esta cidade portuária colombiana foi fundada em 1533, sendo um ponto de ligação essencial para o comércio com Espanha e com o resto do império que falava castelhano. A arquitetura local é um dos pontos de interesse de Cartagena, bem como as praias e o mar que sempre convida ao mergulho, ao snorkelling ou a passeios de barco até às enseadas e ilhas em redor. Sem esquecer o centro histórico, com a sua torre do relógio e as muralhas centenárias.
A VISITAR Cidade amuralhada, Playa Blanca, Museu do Ouro, banhos de lama e Palácio da Inquisição
VOOS A partir de 830 euros com a Iberia
MAIS INFORMAÇÕES colombia.travel

MARÇO
Butão
O reino do Butão localiza-se nos Himalaias, entre o Tibete, a Índia e a China. Tem como capital a cidade de Timbu e uma história ligada à mítica Rota da Seda. País de budistas, é hoje uma monarquia constitucional que surge em destaque na comunicação social internacional graças à felicidade. É que o Butão é pioneiro na noção de Felicidade Interna Bruta, um indicador oficial do seu desenvolvimento enquanto sociedade. Para visitar este país recorde que, além do visto, é necessário pagar uma taxa diária de permanência que começa em cerca de 200 euros por pessoa e pode chegar aos 290.
A VISITAR Mosteiro do Ninho do Tigre, trekkings na montanha, tiro com arco (desporto nacional)
VOOS A partir de 569 euros até Banguecoque com a Turkish Airlines e daí para o Butão com a Drukair a partir de 850 euros
MAIS INFORMAÇÕES bhutan.travel

ABRIL
Essuatíni
É o mais pequeno país sem acesso ao mar do hemisfério sul e o segundo mais pequeno do continente africano. A antiga Suazilândia é hoje Essuatíni (mudou de nome em 2018 aquando dos 50 anos da independência do reino) e tem mais pontos de interesse do que apenas as rocambolescas histórias em torno da sua família real e do seu governante apaixonado por automóveis de luxo. Aqui há reservas para ver os big five, festas e cerimónias tradicionais e uma interessante proximidade com Moçambique e a África do Sul que abrem ainda mais o apetite para descobrir um país intrigante.
A VISITAR Museu Nacional, Ngwenya Glass (fábrica de vidro), Swazi Candles (loja de velas), Reserva de Mkhaya e Parque Nacional Real de Hlane
VOOS Voe para Nelspruit, na vizinha África do Sul, a partir de 748 euros com a Emirates
MAIS INFORMAÇÕES thekingdomofeswatini.com

MAIO
Marrocos
O «primo» marroquino é um velho conhecido dos portugueses desde o século XV. Há sempre uma boa desculpa para visitar este país, mas Marraquexe e o deserto do Erg Chebi têm sido os grandes trunfos do turismo local. Na cidade mais cosmopolita do país perca-se no mercado e sinta a vibração da praça Jemaa El-Fna com os seus artistas locais, vendedores de sumo de laranja e artesãos. À noite, não perca a oportunidade de jantar nas bancas da praça e surpreender-se com a diversidade gastronómica de um país onde sempre nos sentimos em casa. Programe a sua viagem de forma a conseguir passar uma noite no deserto do Erg Chebi, entre dunas e estrelas.
A VISITAR Mesquita Koutoubia, Jardins de Majorelle, Praça Jemaa El-Fna, medina, souk, deserto do Erg Chebi
VOOS Voe para Marraquexe a partir de 175,50 euros com a TAP
MAIS INFORMAÇÕES visitmorocco.com

JUNHO
Dubrovnik
Esta cidade croata é um dos destinos mais procurados do mar Adriático. Historicamente é um porto importante da região e isso fez que a cidade se tornasse uma das mais poderosas da Europa. Está rodeada de muralhas e fortificações, tendo sido distinguida em 1979 como Património da Humanidade pela UNESCO. A oferta de espaços públicos, restaurantes, cafés e monumentos conquista facilmente quem chega. As marcas da guerra da década de 1990 na Jugoslávia continuam visíveis em alguns dos edifícios da cidade e em especial nas memórias dos seus habitantes.
A VISITAR Cidade Velha, muralhas, teleférico, Fortaleza de São João, Palácio Sponza, Torre do Relógio, Coluna de Orlando
VOOS Voe para Dubrovnik com a Croatia Airlines a partir de 273 euros.
MAIS INFORMAÇÕES visitdubrovnik.hr

JULHO
Copenhaga
É reconhecida pela qualidade de vida, a felicidade e a segurança dos seus habitantes (1,2 milhões de pessoas), mas Copenhaga é também uma cidade com um historial que se iniciou no século X quando era uma aldeia de pescadores vikings. Considerada um dos centros culturais, económicos e de inovação da Escandinávia, é uma excelente opção para uma escapada de fim de semana. Ideal para andar a pé ou de bicicleta, é também a casa de uma icónica estátua, a Pequena Sereia. Fica já o aviso de que pode saber a desilusão, uma vez que a estátua está nas imediações de um porto de águas profundas.
A VISITAR Jardins Tivoli, Pequena Sereia, fábrica de cerveja da Carlsberg, bairro de Christiania, rua comercial Stroget, zona do Novo Porto (Nyahvn)
VOOS Voe com a TAP para Copenhaga desde 260 euros
MAIS INFORMAÇÕES visitcopenhagen.com

AGOSTO
Ilhas Galápagos
Este território do Equador é um dos últimos santuários da natureza, fundamental para entender a evolução dos animais do planeta. Aqui passou o naturalista Charles Darwin no século XIX e a viagem serviu de base à revolucionária obra Origem das Espécies. O ideal para conhecer as Galápagos é comprar um pacote de alojamento a bordo de uma das embarcações que percorrem as ilhas, visitando ecossistemas únicos e protegidos. É a viagem de uma vida, entre aves, leões-marinhos, iguanas e paisagens deslumbrantes.
A VISITAR Centro de Pesquisa Charles Darwin, ilha de Santa Cruz, baía Tortuga, ilha de San Cristobal, vulcão da Sierra Negra
VOOS Voe para as Galápagos desde 1584 euros com a Air France
MAIS INFORMAÇÕES ecuador.travel

SETEMBRO
Miami
A mais latina das cidades norte-americanas é um convite à diversão. Fica no estado norte-americano da Florida e é um centro turístico e financeiro procurado por quem gosta de praia, noite, gente bonita e compras. O clima é quente durante quase todo o ano e as diversas comunidades latinas, como a cubana, fazem desta uma cidade de festa. A gastronomia é outro motivo de interesse que não deve descurar, já que é uma cidade de boas influências no prato. E bem perto estão parques temáticos dedicados à natureza, desenhos animados ou água. Muito por onde escolher, para ir em família, a dois ou com amigos.
A VISITAR Miami Beach, Little Havana, Art Deco District, Museu da Ciência, Ocean Drive
VOOS Voe com a TAP para Miami a partir de 416 euros
MAIS INFORMAÇÕES miamiandbeaches.com

OUTUBRO
Ilhas Canárias
Recebe quase dois milhões de visitantes por ano e é a segunda maior das ilhas do arquipélago espanhol das Canárias. Está a cerca de cem quilómetros da costa atlântica marroquina e, além dos banhos de sol, é procurada pelos entusiastas de modalidades como o surf, a prancha à vela ou o esqui aquático. A principal cidade da ilha é Puerto del Rosario e Fuerteventura foi declarada Reserva da Biosfera pela UNESCO em maio de 2009.
A VISITAR Praias de Costa Calma e Ajuy, costa de Corralejo, cidades de Antigua, Puerto del Rosario, passeios em catamarã, aulas de mergulho e snorkelling, ilha de Lobos, salinas del Carmen
VOOS Voe com a Iberia para Fuerteventura a partir de 263 euros
MAIS INFORMAÇÕES spain.info

NOVEMBRO
México
Do outro lado do Atlântico, na província do Iucatão, há uma cidade histórica que se transformou, nas últimas décadas, num dos refúgios hippie-chic mais procurados das Américas – Tulum. A meias com as ruínas maias, Tulum oferece uma variedade de hotéis, bares e restaurantes que conquistam facilmente os visitantes de todo o mundo que aqui chegam. Mergulhe nas águas quentes, conheça a história das Américas e deixe-se encantar com a comida, a bebida e a maneira de ser dos mexicanos.
A VISITAR Lagoa de Bacalar, ruínas e praia de Tulum e Chichén Itzá, Playa del Carmen, cenotes e Cozumel
VOOS Voe com a Lufthansa para Cancún a partir de 921 euros
MAIS INFORMAÇÕES visitmexico.com

DEZEMBRO
Pirenéus
Seja de Espanha, de França, de Andorra ou da Catalunha, são muitas as opções para descobrir os Pirenéus. Caminhadas na montanha, esqui, snowboard ou observação de aves são algumas das atividades que poderá fazer nesta cordilheira com mais de 430 quilómetros de extensão entre o golfo da Biscaia e o Cabo de Creus.
A VISITAR Área do Parque Nacional dos Pirenéus, pico do Midi, Altos Pirenéus catalães, adegas, estâncias de esqui
VOOS Voe com a Air France para Montpelier a partir de 150 euros
MAIS INFORMAÇÕES tourisme-hautes-pyrenees.com


Reportagem publicada originalmente na edição de janeiro de 2020 da revista Volta ao Mundo, número 303.